DA REDAÇÃO
Após vistorias e pareceres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Defesa Civil e da Procuradoria Geral do Município, a prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), realizou, com todos os cuidados que a operação exigia, a supressão de uma árvore de Pau-preto que estava localizada na estrada de acesso à comunidade de Samambaia, na zona rural da cidade.
A supressão (corte) infelizmente precisou ser realizada após alguém, em uma atitude criminosa, ter serrado o centenário pau-preto, atingindo mais de 70% de seu raio, o que obrigou sua derrubada.
O fato, lamentável do ponto de vista ambiental e crime previsto em Lei, foi também uma afronta a toda a comunidade que, por gerações, aprendeu a admirar a majestosa árvore, que gerou inúmeras memórias afetivas.
A apuração dos fatos agora corre por conta das autoridades competentes, para que o(s) responsável(is) seja(m) exemplarmente punido(s) nos rigores da Lei. As partes já sem vida do pau-preto serão transformadas em arte, em monumento que fará menção à educação ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, disse que essa data infelizmente ficará sempre marcada para ele, e afirmou que acompanhar o processo foi uma tarefa extremamente difícil, que o deixou triste como ser humano e defensor da natureza.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)