Vinte e dois artistas montes-clarenses estarão gravando o videoclipe da canção “Ai de ti, Montes Claros”, nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 15 horas, no Auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.
A nova mídia, patrocinada por cidadãos e empresas cidadãs, dará mais visibilidade à canção, que será compartilhada no Youtube e nas redes sociais, e se espraiará mundo afora, levando o “grito de socorro dos nossos corações”, como destacado na letra de Itamaury Teles, com música de Jorge Takahashi e arranjo do maestro Saulo Leony.
Essa música, que já vem sendo tocada pelas emissoras de rádio, é um tributo à cidade de Montes Claros, expressando a dor e a indignação pela perda da sua memória e identidade.
O projeto foi abraçado por 22 artistas, representando parte significativa do universo cultural da cidade, por entenderem ser importante e necessário preservar o que ainda resta da memória, já que impossível recuperar os bens destruídos. São eles: Jorge Takahashi, Deborah Rosa, Tico Lopes, Ângela Evans, Marcelo Godoy, Pedro Boi, Carlos Soyer, João Carlos Barbosa, Saulo Leony, Josecé Santos, Itamaury Teles, André Águia, Valmir Oliveira, Maristela Cardoso, Marcílio Maia, Roberto Mont’Sá, Árlem Azevedo, Bob Marcílio, Cid Monteiro, Paula Santiago, Sholmes Souto e Eduardo Maciel.
Cinco artistas participaram das gravações por meio virtual, por morarem noutras cidades (Nápole, na Itália, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Santa Bárbara).
Para Deborah Rosa, “estamos nesse projeto lindamente audacioso, onde música com literatura de requinte e singular é quase uma utopia dos dias atuais. A honra de participar de iniciativas profundas, com propósitos reais, legítimas da verdadeira cultura, me deixam emocionada. Aquela obra que resgata respeito, moral, referências reais da vida que edificou e calçou o caminho para os dias atuais. É um presente único que a vida e a música me concedem. Aos idealizadores do projeto (Itamaury e Takahashi) nosso honroso agradecimento, em nos perpetuar também nessa história. Ai de ti Montes Claros se não fossem teus menestreis.”
Marcílio Maia também se expressou, ao final da sua participação na gravação: “Parabéns ao Takahashi e ao Itamaury pelo empenho a este belo e importante projeto cultural que influenciará na história de Montes Claros de uma forma muito forte e crítica em relação ao nosso patrimônio arquitetônico. Um povo sem história é um povo sem memória. E destruindo a nossa identidade arquitetônica, perdemos a nossa fiel balança da riqueza e memória da cidade. E não podemos aceitar isto de maneira alguma. Divulgar esta canção é um recado a sociedade que os artistas estão atentos e preparados para defender nossa cultura.”
O cantor Eduardo Maciel parabenizou os compositores pela iniciativa ímpar: “Além de mostrar comprometimento com a preservação da cidade, essa ideia mobilizou e reuniu fisicamente e virtualmente artistas e gente ligada à música de Montes Claros, o que engrandece mais ainda a cultura de nossa cidade. Belo presente para a cidade e promovam bastante a canção.”
O cantor Juvenal Cruz (Junot) assim se expressou ao ouvir, em Belo Horizonte,a canção “Ai de ti, Montes Claros”: “É uma pérola. Uma obra prima que ressoará para sempre em nossa região. Fiquei encantado com a força das palavras de Itamaury, emolduradas pela melodia do Takahashi. Parabéns por mais esta obra prima entregue ao povo das Gerais. Um lamento que ecoará eternamente em nosso coração.”
O cantor e contrabaixista Yuri Popoff, após ouvir a canção em São Paulo, encaminhou texto parabenizando os compositores, cantores e toda a produção do projeto. E concluiu com um Viva, Montes Claros!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)