ARTE NO CAMPO | Artista promove oficina com jovens da zona rural - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

ARTE NO CAMPO | Artista promove oficina com jovens da zona rural

As aulas ocorrerão na sede da Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Santa Cruz, com carga horária de 16 horas, distribuídas em oito encontros de duas horas cada

Nos próximos meses, crianças e jovens da comunidade rural de Santa Cruz, município de Montes Claros, poderão participar da oficina “Arte no Campo”, promovida pelo artista autodidata Gemma Fonseca. O projeto foi contemplado pelo Edital Nº 016/2023 – Demais Áreas Culturais, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura.

“O objetivo é levar a criação artística às zonas rurais, desenvolvendo a criatividade desses participantes e podendo revelar novos talentos”, afirma Gemma. De acordo com ele, serão oferecidas 15 vagas, respeitando a reserva de vagas para pessoas negras, surdos, LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas e outros grupos vulnerabilizados.

“A prioridade é para os moradores da Comunidade de Santa Cruz, onde a oficina será realizada. No entanto, caso haja vagas remanescentes, estas serão disponibilizadas para jovens das localidades próximas, como os distritos de Ermidinha e Pedra Preta”, esclarece.

As aulas ocorrerão na sede da Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Santa Cruz, com carga horária de 16 horas, distribuídas em oito encontros de duas horas cada.

Os trabalhos produzidos durante a oficina serão exibidos em eventos culturais na comunidade de Santa Cruz e outras localidades vizinhas. Em contrapartida ao recurso recebido, Gemma realizará uma pintura de painel artístico em um espaço público da Comunidade de Santa Cruz, envolvendo ou não a colaboração dos alunos, conforme decisão da comunidade. As inscrições para a oficina estão abertas até o dia 15 de julho.

Sobre Gemma Fonseca

Gemma Fonseca, nome artístico de Gerônimo Martins da Fonseca, é um artista autodidata, segundo ele mesmo se define, pois sua formação se resume a um curso de desenho por correspondência, feito aos 18 anos de idade. Com mais de 50 anos de carreira, Gemma Fonseca teve uma breve passagem pela carreira militar, na década de 1970, mas logo percebeu que seu talento era mesmo para a arte. Ao lado da profissão de cartazista, que adotou ao sair da PMMG, ele dedicou-se à pintura. 

Já realizou dezenas de exposições, individuais e coletivas, a maioria delas em Montes Claros e Belo Horizonte. No exterior, expôs seus trabalhos em Roma/Itália, em 2008. Hoje, aposentando como cartazista, Gemma Fonseca tem se dedicado integralmente à pintura. Ministrar aulas para jovens e crianças da zona rural sempre foi um sonho, que agora, graças à Lei Paulo Gustavo, finalmente vai realizar.