Arquidiocese promove encontro com deputados do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arquidiocese promove encontro com deputados do Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

O Vicariato Episcopal para a Ação Social, da Arquidiocese de Montes Claros, promoveu na sexta-feira (22), o encontro de alguns deputados estaduais e federais, que representam o Norte de Minas com o arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos. A iniciativa visa estabelecer o diálogo com os parlamentares da região. Cinco deputados participaram do encontro: o deputado federal Paulo Guedes (PT) e os deputados estaduais Gil Pereira (PSD), Ricardo Campos (PT) e Leninha (PT); além de Délio Pinheiro (PDT) e alguns assessores parlamentares.

O vigário episcopal para a Ação Social, padre Jair Pereira da Silva; a coordenadora do Secretariado Arquidiocesano para Assistência Social, Irmã Marina Francisco Gardim e; o diácono Geraldo Magelo Martins de Abreu também marcaram presença no encontro. Além de estabelecer o diálogo com os políticos, a reunião teve como finalidade apresentar demandas na área social, criar parcerias e fazer articulação em favor dos mais vulneráveis.

De acordo com o arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos, é necessário criar pontes em um ambiente, que nos últimos anos, se tornou polarizado. Uma “polarização desgraçada” enfatiza. Neste contexto, segundo o arcebispo, “a Igreja pode ser um canal que fomenta a articulação e o diálogo”.

Dom José Carlos deixa claro que “a Igreja não tem partido e não pode ter partido”, no entanto, é preciso fomentar a presença de leigos na política e formar lideranças para a ação política. “O nosso papel é articular as forças políticas para que elas, independente da sua ideologia própria, estejam a serviço do bem comum, a serviço da nossa gente”, comentou o arcebispo.

O vigário episcopal vê a concretização do encontro com os parlamentares com muita esperança. Para ele, é um novo tempo com novas expectativas na articulação do trabalho com aqueles que estão em estado de vulnerabilidade. “Os parlamentares são para nós essa via que possibilita uma ajuda concreta, pois eles são os nossos representantes e a Arquidiocese de Montes Claros, nesta aproximação, abre diálogo para que juntos possamos encontrar saídas e amenizar o sofrimento do povo”, comentou o padre Jair Pereira.

Para irmã Marina Gardim, é necessário vencer qualquer tipo de intolerância e falta de diálogo para poder melhorar o atendimento de toda população que esteja sofrendo vulnerabilidade social ou qualquer tipo de dificuldade. “É um momento novo, um momento de diálogo, de mudança e que dá uma expectativa da gente criar uma rede de articulação social bem melhor, que possa chegar a todos”. O desejo de dom José Carlos é que o diálogo com os parlamentares seja permanente. “Nós queremos encontrar com eles não só para ouvir sobre os projetos que eles estão organizando para as diversas regiões do Norte de Minas, mas também para apresentar as nossas demandas, não de igreja; mas de sociedade, de comunidades que estão sendo cuidadas por nós”, ressaltou dom José Carlos.