Arquidiocese orienta sobre sacramentos da iniciação cristã de adultos na Vigília Pascal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arquidiocese orienta sobre sacramentos da iniciação cristã de adultos na Vigília Pascal

A Arquidiocese de Montes Claros através do Secretariado para a Liturgia disponibilizou esta semana o formulário com o Rito da Celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã de Adultos na Vigília Pascal. Conforme antiquíssima tradição a Noite Santa da Ressurreição do Senhor é o tempo oportuno para iniciar os adultos nos Sacramentos. A Páscoa de Cristo é agora celebrada no sacramento e os já batizados renovam neste dia as promessas batismais. Assim, o intento do envio deste material é favorecer o processo ‘iniciático’ nas comunidades paroquiais, haja vista que as Diretrizes de Ação Evangelizadora apontam para esta realidade como uma de suas prioridades:

“Incentivar uma vivência sacramental que desperte nas pessoas o amor e o encantamento por Jesus Cristo, a partir da comunidade eclesial missionária. Dar atenção à Iniciação à vida cristã, com ênfase na inspiração catecumenal, com a reformulação das estruturas catequéticas comunitárias, paroquiais e arquidiocesana”.

Também nesta quinta-feira, a Igreja Católica fará o ato de “acolhimento aos santos óleos, que pode ser feito em cada uma das paróquias, antes da celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor ou em outro tempo mais oportuno. Isto poderá ajudar a fazer os fiéis compreenderem o significado do uso dos santos óleos e do Crisma, e da sua eficácia na vida cristã”. Este rito é uma proposta para o início da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, mediante o qual são recebidos os Santos Óleos nas diferentes comunidades.

Antes da celebração, preparar uma pequena mesa no presbitério onde se possam colocar os vasos dos Santos Óleos. Pode-se também preparar um pequeno arranjo de flores. Se o recipiente, de cada um dos Santos Óleos, for pequeno poderão ser colocados em bandejas, a serem conduzidos na procissão de entrada. Os Santos Óleos poderão ser levados por representantes da comunidade ligados aos três sacramentos (um idoso ou até um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística para o Óleo dos Enfermos; um catequista/padrinho para o Óleo dos Catecúmenos; um crismando/padrinho para o Santo Crisma).

Na procissão de entrada, ao lado daquele que leva cada um dos vasos dos Santos Óleos, poderá acompanhar um acólito com uma vela acesa. A celebração inicia-se de modo habitual com a procissão de entrada. Aqueles que levam os Santos Óleos (e os acólitos que os acompanham com uma vela) vão logo após a Cruz processional. Uma vez chegado ao presbitério todos que tomaram parte na procissão de entrada procedem como de costume, com a exceção dos que levam os Santos Óleos (e os acólitos que os acompanham) que permanecem junto à assembleia.