Arlen Santiago se mobiliza por medidas de estímulo à economia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arlen Santiago se mobiliza por medidas de estímulo à economia

Em continuidade às ações em prol da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), o deputado estadual Arlen Santiago enviou ofício ao Ministro da Fazenda Fernando Haddad, solicitando uma medida de estímulo à empresa. Segundo ele, a exemplo do que tem sido feito pelo Governo Federal aos fornecedores da Rede Americanas, o objetivo é estabelecer uma linha de crédito com juros compatíveis por essa e demais empresas do país e, especialmente, mitigar os efeitos causados pela retração econômica decorrente da pandemia de coronavírus, a qual a indústria foi fortemente afetada.

O parlamentar relata que, após o envio de ofícios ao Governo Federal solicitando a disponibilização de uma linha de crédito para a Coteminas, com juros subsidiados, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a divulgação do conteúdo do documento pela imprensa, ele recebeu resposta da Presidência da República informando que o pedido foi encaminhado ao Ministério da Fazenda, à Secretaria de Relações Institucionais e à Casa Civil da Presidência da República.

A empresa também se manifestou quanto à questão. Em correspondência enviada ao gabinete de Santiago, Josué Christiano Gomes da Silva, diretor-presidente da Coteminas, e atual presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), relata que, “é urgente que se promova ações políticas econômicas que estabeleçam taxas compatíveis com a atividade produtiva para todas as empresas brasileiras”. Ainda no documento, o grupo informa que, “busca regularizar a atual situação e para isso está vendendo ativos do grupo que darão suporte necessário para a devida regularização”.

Fundada em 1967, em Montes Claros/MG, pelo ex-vice-presidente da República José Alencar, a companhia é considerada a maior fabricante de tecidos de cama, mesa e banho do Brasil e uma das maiores do mundo. Além de Minas Gerais, mantém fábricas na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Santa Catarina, o que significa milhares de postos de trabalho. Ainda assim, vem enfrentando uma grave crise financeira, após ter sido fortemente afetada pela pandemia de Coronavírus. Apesar disso, o grupo tem buscado meios para continuar cumprindo com todas as obrigações empresariais, trabalhistas, sociais e comunitárias.

Segundo Arlen Santiago, “precisamos de um pacote de medidas de estímulo à economia e isso passa por contrapartidas do governo em crédito e juros subsidiados. Oferecendo melhores condições aos empresários, mais empregos serão gerados e haverá aumento da renda”.

O parlamentar disse ainda acreditar que o bom relacionamento, por parte do executivo do grupo, com o presidente da República, pode facilitar a aproximação de empresários com o Governo Federal e, como efeito, possibilitar uma negociação viável e compatível também com a proposta de campanha do atual presidente que defendeu o crescimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda. Vale lembrar que Josué Christiano é filho do ex-vice-presidente José Alencar, que fez parte do governo Lula no período de 2003 a 2010.

“Vou buscar apoio também da bancada mineira na Câmara dos Deputados para que possamos, juntos, agir e fortalecer a economia e até mesmo conseguir investimentos de novas empresas. O estímulo aos empreendedores traz benefícios a médio e longo prazo. Esse desenvolvimento faz com que a demanda de trabalho seja maior. Com a demanda aumentada, é necessário contratar mais. Gerando empregos você faz com que essa roda da economia gire cada vez mais e melhor. E um município bem desenvolvido, a partir da economia local, melhora não só os negócios, mas também a vida das pessoas, alavancando o bem-estar social de todos, e é justamente essa a nossa intenção”, afirmou Santiago.