O Ministério do Meio Ambiente tornou público, na quarta-feira (18), o resultado preliminar do edital de Chamada Pública nº 1, de 17 de abril de 2021, que visa a seleção de projetos destinados à melhoria da gestão de resíduos sólidos, a serem executados por Consórcios Públicos situados no Estado de Minas Gerais, no âmbito do Programa Lixão Zero.
O deputado estadual Arlen Santiago que, junto ao senador Carlos Viana, ao então presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Codanorte), Eujácio da Soledade; e de representantes do Consórcio União da Serra Geral, vem buscando soluções conjuntas para a destinação de resíduos sólidos de cerca de 56 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, comemorou a publicação, já que sete municípios norte mineiros estão entre os contemplados.
A finalidade do projeto é a implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos para tratamento daqueles provenientes da coleta indiferenciada e da coleta seletiva praticadas no âmbito do Consórcio Público.
O parlamentar explica que ele e o senador Viana já vinham acompanhando todo o processo, inclusive, por meio de reuniões com o então Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Segundo ele, a intenção era conquistar os recursos necessários para operacionalizar o projeto “Norte de Minas Sem Lixões”, do Codanorte.
Ele lembra que realizou audiências também com o governador Romeu Zema, com o vice-governador Paulo Brant, e demais órgão do governo, para discutir o tema.
Arlen Santiago afirmou que buscar resultados positivos para a melhoria da qualidade ambiental é uma forma de melhorar a qualidade de vida nos municípios. “Estamos dando sequência ao pedido que recebemos em Montes Claros dos Consórcios e cuidando da questão do planejamento para ajudar as prefeituras. Essa é uma ação fará a diferença em regiões importantes que possuem problemas relacionados à deposição do lixo e ao tratamento correto. Os resíduos sólidos, se tratados de forma mais adequada e com retorno mais adequado para a população, podem gerar modificações positivas à sociedade”, afirmou o deputado.
Entre os municípios contemplados no resultado preliminar do Ministério do Meio Ambiente estão Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Icaraí de Minas, Janaúba, Januária, Juvenília e Varzelândia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)