Arlen Santiago comemora início da obra da adutora do rio São Francisco - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arlen Santiago comemora início da obra da adutora do rio São Francisco

O deputado estadual Arlen Santiago está animado com a notícia de que a ordem de início das obras da adutora do Rio São Francisco, que implantará o sistema de abastecimento de água no município de Montes Claros – Sistema São Francisco, será dada ainda neste mês de janeiro. O projeto, que visa captar água do Velho Chico, em Ibiaí, vai ser realizado pela empresa OEC, do grupo da Odebrecht, após a mesma ganhar a licitação homologada no dia 23 de dezembro de 2020, com uma proposta a preço de R$ 209,6 milhões.

É importante destacar que o planejamento só foi possível após o prefeito Humberto Souto ter colocado a questão como uma condicionante na renovação do Contrato de Concessão, firmado entre a Prefeitura de Montes Claros e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Com viagem marcada para o Norte de Minas na próxima segunda-feira, dia 18, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, cumprirá agenda em Montes Claros e Ibiaí. Com isso, o deputado, que encaminhou um ofício ao Governador pedindo que a ordem de início das obras fosse dada no município de Ibiaí, no qual a água será captada, está muito satisfeito com o mesmo, que acatou prontamente sua sugestão. “Venho lutando pela execução desta obra há mais de 12 anos. Não tem cabimento a principal cidade do Norte de Minas, com quase 500 mil habitantes, totalmente industrializada, enfrentar o desabastecimento de água por uma total falta de planejamento e desinteresse”, afirma Santiago.

Ele lembra que, durante seus mandatos, realizou diversas audiências públicas para debater sobre o assunto, incluindo a realizada em março de 2020, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual foi o autor do requerimento para tratar os problemas enfrentados pelos demais municípios mineiros quanto aos serviços prestados pela Copasa e Copanor. A reunião teve grandes desdobramentos e contou com prefeitos, vereadores e lideranças de todo o estado.

Na ocasião, o Deputado condenou a construção da barragem do Rio Pacuí, que foi, segundo ele, “um projeto feito às pressas, com um custo elevado de R$150 milhões e que não foi capaz de solucionar a questão da falta de água em Montes Claros. O Rio não tem tido sequer capacidade de abastecer os municípios que ele banha. Essa foi mais uma obra desperdiçada da gestão desastrosa anterior a Zema”.

Agora, a um passo do início da construção da adutora em Ibiaí, Arlen Santiago ressalta que não apenas o sonho dos montes-clarense do abastecimento de água será realizado, como também a economia na região será promovida. “Estimamos que, quando as obras se iniciarem, vão ser gerados cerca de 240 postos de trabalho na região, com contratação de mão de obra, prioritariamente, local”, comenta. O parlamentar ainda ressalta que vai continuar trabalhando para que projetos como este sejam feitos, visando o desenvolvimento do estado, especialmente do Norte de Minas.

Lembrando que o projeto da adutora será financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e terá um prazo de 16 meses para ser concluído.