Arcebispo emérito lança hoje (1º), em Moc, livro no Centro Paroquial da Catedral - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arcebispo emérito lança hoje (1º), em Moc, livro no Centro Paroquial da Catedral

GIRLENO ALENCAR

O arcebispo emérito de Montes Claros, dom José Alberto Moura, lança hoje a noite, no Centro Paroquial São João Paulo II da Catedral Metropolitana de Montes Claros, o livro ‘O Espírito Santo no carisma de São Gaspar Bertoni’, com o intuito de tornar a vida e a espiritualidade de São Gaspar Bertoni mais conhecidas pelos leigos e leigas. Dom José Alberto foi ordenado presbítero pela congregação fundada por São Gaspar Bertoni, os Estigmatinos, e sua obra é uma revisão de sua tese de doutorado, publicada em Roma no ano de 1988, quando ele era Superior Geral da Congregação.

A ideia de lançar a tese como um livro partiu do padre Adriano José dos Santos, superior provincial da Congregação dos Estigmatinos. Em diálogo com dom José Alberto, o arcebispo aceitou imediatamente fazer a revisão do texto para ser publicado. No livro, o autor relata momentos importantes na vida de São Gaspar, desde a infância até as dificuldades vividas em família, sua ordenação presbiteral e a fundação da Congregação dos Sagrados Estigmas.

Composta por nove capítulos, a obra adentra nos momentos de oração, discernimento e ação apostólica de São Gaspar Bertoni. Mais do que um relato histórico, o livro atualiza a experiência vocacional vivida pelo fundador. Para dom José Alberto, esse chamado é sempre progressivo e desafiador. “Deus vai chamando, através de sua história pessoal e relacional, e ele vai correspondendo, sempre à luz da fé”.

São Gaspar Bertoni não hesitou em corresponder ao chamado de Deus, certo de que a força do Espírito Santo o sustentava. Dom José Alberto relata que o fundador tinha consciência da necessidade de cooperar diretamente e conscientemente com os planos de Deus, “pois está convencido de que Deus age, mas quer ver também o nosso esforço com sua ação. E este mesmo esforço, porém, é ineficaz sem a ajuda do Espírito Bom”.