Arcebispo convida profissionais da comunicação para sonhar com igreja - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arcebispo convida profissionais da comunicação para sonhar com igreja

GIRLENO ALENCAR

O arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom João Justino Medeiros, convidou os profissionais de comunicação do Norte de Minas a participarem dos sonhos do Papa Francisco, de ajudar a Igreja Missionária, de pregar a Verdade e de União em torno da verdade. A sua mensagem ocorreu durante a celebração da missa, domingo à noite, na 55ª edição da Semana Mundial das Comunicações Sociais, na Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro Alice Maia. Todo ano a celebração ocorre em uma paróquia da cidade, em sistema de rodízio. Apenas um jornalista compareceu ao evento e outro aspecto curioso é que muitos fieis tiveram de assistir a missa no estacionamento, pois com as normas sanitárias o acesso foi limitado. Todos os fieis tiveram que usar máscaras e álcool-gel.

Na sua mensagem, o arcebispo citou que os apóstolos foram os primeiros comunicadores, pois recebeu a orientação de Jesus Cristo para saírem pelo mundo, levando o evangelho. Ele lembrou a importância da comunicação social na atualidade e ainda o comportamento ético dos comunicadores, na busca pela verdade. Dom João Justino agradeceu a imprensa por ajudar a Igreja na divulgação dos seus atos e por isso lançou o desafio de realizar os sonhos por divulgar a verdade, por uma igreja missionária e levar a palavra de Deus.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. E no dia 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais.