APRENDIZAGEM RURAL NO NORTE DE MINAS | Jovens iniciam capacitação em empreendimento referência na fruticultura nacional - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

APRENDIZAGEM RURAL NO NORTE DE MINAS | Jovens iniciam capacitação em empreendimento referência na fruticultura nacional

Ao longo dos próximos meses, 35 alunos serão capacitados para o ingresso no mercado de trabalho rural, garantindo experiência prática na área da fruticultura

O primeiro dia de aula da nova turma do Programa de Aprendizagem Rural no Norte de Minas, mais especificamente na cidade de Jaíba, foi sob olhares curiosos. Jovens, entre 16 e 23 anos, tiveram o primeiro contato com as atividades da Fazenda Yamada, empreendimento do Grupo Brasnica, voltado exclusivamente para a produção de limão. Ao longo dos próximos meses, 35 alunos serão capacitados para o ingresso no mercado de trabalho rural, garantindo experiência prática na área da fruticultura.

“Tivemos vários aprendizados com esse programa e conseguimos entender o grande benefício que traz para esses jovens, com conhecimentos para esse tipo de trabalho no agronegócio. É um investimento que a gente faz nesses jovens, buscando sempre uma empresa que possa dar oportunidades, colaborando com a sociedade. Cada vez mais o agro necessita de jovens, que podem trazer cada vez mais tecnologias e sustentabilidade”, pontua o sócio administrador do grupo, Helton Jun Yamada.

Essa é a segunda turma do Aprendizagem Rural no Grupo Brasnica. Em 2023, também através da parceria Sistema Faemg Senar, Sindicato Rural de Jaíba/Matias Cardoso e o empreendimento, outros jovens tiveram a oportunidade de participar das aulas na unidade dedicada ao plantio de bananas, também na cidade de Jaíba.

“Essa nova parceria demonstra a preocupação da empresa em formar uma mão de obra jovem e especializada, contribuindo com a região, e também mostra a valorização junto aos projetos do Sistema Faemg, que já possui toda uma expertise nessa qualificação voltada para atender o mercado de trabalho rural”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.

Oportunidades

Durante a aula de abertura, os alunos foram apresentados à estrutura do programa e também conheceram a história do empreendimento. A Brasnica atua na fruticultura, na região do Projeto de Irrigação do Jaíba, desde o fim da década de 1960. São várias unidades produtivas, sendo que a Fazenda Yamada, desde 2016, voltada somente para o limão; são pouco mais de 240 hectares de empreendimento, com produção média anual de 30 toneladas do fruto por hectare, que abastece o mercado interno e externo.

Toda essa capacidade produtiva, chamou a atenção do jovem Pablo Rian Dantas Gonçalves, de 17 anos. Aluno do segundo ano do ensino médio, ele almeja trabalhar na parte administrativa e gerencial de empreendimentos do agronegócio na região, e vê como diferencial no currículo as aulas do Aprendizagem Rural em uma grande propriedade da fruticultura.

“O meu objetivo ao entrar no programa foi pela oportunidade. Por aqui são poucas empresas, sendo a maioria do agronegócio. Eu já trabalho muito com a internet, então acho que eu entrando na área agora vou descobrindo se realmente é isso que quero e poderei trilhar aqui dentro novas oportunidades”, comenta o jovem aluno.

Gerente administrativo-financeiro na empresa, onde está há 17 anos, Maxwell Barbosa Santos fez questão de conversar com os alunos do Aprendizagem Rural e contar um pouco da sua experiência. Ele, que começou a trabalhar na Brasnica quando tinha entre 16 e 17 anos, sabe que muitas portas podem se abrir aos jovens alunos.

“Eu vejo esse programa como uma grande oportunidade para eles. Eu não tive o treinamento que eles vão ter agora, mas comecei desde cedo a trilhar novas chances. Eu entrei na empresa em 2007 para 2008, e passei por várias funções, adicionando conhecimentos ao meu currículo. Ao longo dos próximos meses, vamos oferecer conhecimento teórico e prático para que eles possam ingressar no mercado. Esse treinamento do Sistema Faemg Senar é essencial para iniciar a carreira destes jovens”, avalia Maxwell Barbosa.