Após tragédias no país, prefeitura reforça segurança nas escolas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Após tragédias no país, prefeitura reforça segurança nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação reuniu no CAIC Renascença, diretores de todas as escolas municipais e representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com o objetivo de debater e alinhar ações para ampliar a segurança dos estudantes.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, a Prefeitura de Montes Claros já vem reforçando, há algum tempo, a segurança das escolas. “O município vem investindo em medidas de segurança em toda a rede de ensino, mas devido às ameaças de ataque a escolas que vêm circulando nas redes sociais, o prefeito Humberto Souto determinou que fiquemos mais atentos”, explica.

De acordo com a secretária, todas as escolas municipais mantêm, permanentemente, um auxiliar no portão de entrada para receber os alunos e identificar quem está entrando. “Os portões ficam sempre fechados e as escolas possuem interfone para identificação de visitantes. A maioria das escolas possui alarme com o botão de pânico, em algumas unidades foram instaladas concertinas nos muros, outras já contam com o sistema de câmeras de segurança. Agora estamos estudando a contratação de empresa de segurança para fazer a vigilância de todas as unidades”, pontua a secretária.

Rejane avalia que o momento é de cautela e de cuidar da saúde mental dos estudantes: “temos uma Guarda Municipal muito proativa, que trabalha em sinergia com as polícias Militar e Civil, nos auxiliando na segurança. Todas as escolas municipais possuem o serviço de psicologia e assistência social, com profissionais preparados para essa escuta, para o acolhimento, ajudando a estabelecer um ambiente de tranquilidade e conforto para os alunos e seus familiares”.

Anderson Chaves, secretário municipal de Defesa Social, explica que a Guarda Municipal, junto com a Polícia Militar, tem feito rondas ostensivas tanto na área urbana quanto na zona rural, com a finalidade de manter a tranquilidade da comunidade escolar. “A inteligência da Polícia Civil também tem atuado de maneira muito eficiente, garantindo que eventuais ameaças sejam frustradas e seus autores autuados”, ressalta.

O capitão Frederico Lima Lessa explica que a Polícia Militar reforçou o policiamento preventivo e o patrulhamento nas escolas, instruindo diretores, professores e demais servidores em relação à autoproteção, e destaca a importância da participação dos pais para um ambiente escolar mais seguro. “O que a gente orienta é uma maior participação dos pais na vida dos seus filhos. Seja em conversa, seja avaliando o conteúdo ao qual os filhos têm acesso. Eventualmente, verificando o que o filho está levando para a escola, com quem está se relacionando, qual o contato que tem fora de casa”, orienta.

Em Montes Claros, a Polícia Militar já atua nas escolas por meio do Conselho Comunitário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd. “Nós atendemos em torno de 100 mil alunos nas escolas de Montes Claros. O trabalho da Patrulha Escolar é direcionado justamente para ter essa proximidade, para que o aluno entenda que estamos ali para garantir o acesso e a segurança dele na escola. Não temos registro de ataques em escolas de Minas Gerais e esperamos que assim prossiga mas, preventivamente, vamos fortalecer as ações para garantir essa segurança”, afiança o capitão. (Texto: Jerusia Arruda)