APAE prorroga contrato para atender pelo PIPA - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

APAE prorroga contrato para atender pelo PIPA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE) assinou contrato com a Prefeitura de Montes Claros para receber repasse de recuso do Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA), onde atende 181 pessoas, sendo 78 de até 24 meses e 103 de até seis anos. Desde 2014 que a APAE de Montes Claros presta esse serviço com base em contrato assinado com a Secretaria Municipal de Saúde. A intervenção precoce é definida como um conjunto de medidas postas a serviço da criança que apresenta transtornos no seu desenvolvimento global.

Seu objetivo é garantir ao máximo o desenvolvimento das capacidades físicas, sensoriais e sociais, desde os primeiros momentos de vida, sendo uma prática adotada internacionalmente por diversos profissionais de saúde. Além disso, assegura maior plasticidade das estruturas anátomo-fisiológicas do cérebro nos primeiros anos de vida, além do papel fundamental das experiências de vida de um bebê, para o funcionamento das conexões neuronais e para a constituição psicossocial, tornando este período um momento sensível e privilegiado para intervenções.

O Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA) foi concebido diante da necessidade de se planejar e priorizar o foco da assistência à saúde, no acompanhamento dos neonatos de risco e na intervenção precoce, visando à prevenção de deficiências, ao diagnóstico e ao tratamento precoce. Ao identificar sinais iniciais de problemas de desenvolvimento na criança será possível a instauração imediata de intervenções extremamente importantes, uma vez que, os resultados positivos em resposta a terapias são mais significativos quanto mais precocemente instituídos. O PIPA é adotado em quase todos os serviços de reabilitação da deficiência intelectual. (GA)