Animais da mini fazenda do Instituto de Ciências Agrárias vão para a Expomontes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Animais da mini fazenda do Instituto de Ciências Agrárias vão para a Expomontes

Mini vacas, mini burro, pôneis, llamas e até bodes de quatro chifres. Estes são alguns dos animais que estarão na mini fazenda do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG na 48ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). O responsável pelo espaço é o professor Délcio Rocha. De acordo com o docente, ao todo 35 raças de diferentes animais serão levadas para o Parque de Exposições João Alencar Athayde. “Esse projeto já está na 12ª edição na Expomontes. Ele é um evento itinerante, então já nos apresentamos em outras ocasiões também. Já tivemos edições em municípios como Porteirinha, Samambaia (distrito de Montes Claros), Nova Esperança. É muito interessante a participação da comunidade em todos estes locais. Na Expomontes, neste momento, somos convidados da Sociedade Rural”, explicou o professor.

Além da visitação durante a exposição, escolas da cidade agendaram visitas. Segundo o professor, até o momento, 18 escolas foram cadastradas, totalizando 80 turmas de alunos.

Como atividade de extensão, a mini fazenda envolve acadêmicos do ICA. Atualmente, 66 estudantes participam dos trabalhos de preparação e cuidados com os animais para o evento. Reunidos em pequenos grupos, eles dão banho, fazem a tosa e cuidam da pelagem dos bichos. Uma experiência que para eles tem muito a acrescentar na formação profissional. “Desde a primeira vez em que eu estive aqui, foi uma surpresa porque são vários animais diferentes. Não é o que a gente vê normalmente, mesmo nas fazendas que a gente visita. Tem várias espécies únicas. E a cada vez que a gente vem é um contato novo com os animais. Agora, com os pôneis, por exemplo, é a primeira vez que vou fazer o manejo deles”, contou Lívian de Oliveira, do terceiro período do curso de Zootecnia.

Quem já conhecia a mini fazenda por meio de visitas em exposições, agora tem a oportunidade de conhecer os animais mais de perto. É o caso do Erick Matheus Prates, também do terceiro período do curso de Zootecnia. “Eu sempre gostei de ir à mini fazendinha nas exposições. Quando eu soube que o professor Délcio fazia parte e que havia essa disponibilidade com a gente, eu me interessei na hora e quis participar”, disse o acadêmico.

Além dos estudantes, outros professores do Instituto de Ciências Agrárias participam da mini fazenda contribuindo com outras áreas como a Engenharia Florestal. “A ideia é mostrar para o produtor rural e para a comunidade o que a universidade faz. O objetivo é sair da universidade com esse trabalho de extensão, compartilhando conhecimento”, afirma o professor Délcio Rocha. Para acadêmico do terceiro período do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Rômulo Rafael de Souza, esta interdisciplinaridade tem sido bastante positiva. “Esta experiência vai agregar muito na minha formação. Já percebi que muitas coisas aqui se conectam com algumas matérias do meu curso e que podem contribuir muito para o meu futuro profissional”, disse.

Animais domésticos, como diferentes raças de cachorros, também estarão no parque nos dias de exposição. Para os produtores rurais, o professor explicou que será apresentado um trabalho que está sendo desenvolvido com cabras leiteiras no Norte de Minas. “Alguns produtores de São Paulo, do Rio Grande do Sul e da Bahia cederam alguns animais para o projeto para a gente desenvolver essa raça leiteira. Vieram a Romanov, da Rússia; a Awassi, da Síria e a ovelha de Jacob (britânica) que é a de quatro chifres.

A Expomontes começa no dia 1º de julho e segue até o dia 10. A mini fazenda irá funcionar todos os dias, das 7h às 19h. (ANA CLÁUDIA MENDES/ UFMG)