Amams será sede de encontro pela educação no Selo Unicef - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams será sede de encontro pela educação no Selo Unicef

Cerca de 80 municípios da região norte do estado de Minas Gerais devem enviar representantes do setor de educação a Montes Claros nos dias 23 e 24 de agosto para participação no Encontro pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças, que será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O encontro será promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e seu apoiador em Minas Gerais Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e terá como objetivo o fortalecimento das estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e a garantia da aprendizagem.

Conforme informou a coordenadora do setor de Assistência Social da Amams, Laila Souza, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo Unicef e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes. A coordenadora enfatizou que evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e proteção contra violências serão os principais temas de discussão durante o evento.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, considera o evento de grande importância para os municípios. “É dever e compromisso dos gestores municipais priorizar a educação, especialmente a garantia de uma escola de qualidade ofertada às crianças e adolescentes. Eventos como este realizado pelo Unicef trazem maior conhecimento e mostram que os gestores devem acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Participar e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, especialmente na escola, devem ser metas dos governos municipais, bem como a redução da evasão, uma realidade vivida na maioria dos municípios. Por isso, a importância desse encontro que será realizado aqui na Amams, evento que conta com nosso total apoio”. O presidente José Nilson Bispo de Sá disse ainda que a Amams é parceira do Unicef desde 2017 e vem contribuindo com as ações junto aos municípios da região.

Em todo o Brasil, 29 encontros acontecem até 30 de agosto em 18 estados integrantes das regiões do Semiárido e Amazônia brasileiros, reunindo mais de 5 mil técnicos de 2 mil municípios. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo Unicef que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.

(Ascom Amams)