Amams reúne prefeitos para deliberar medidas contra avanço da Covid-19 no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams reúne prefeitos para deliberar medidas contra avanço da Covid-19 no Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) reunirá os prefeitos das 11 microrregiões de saúde do Norte de Minas para uma reunião na segunda-feira (1º/3), em Montes Claros, quando analisarão quais medidas serão adotadas em razão do aumento das mortes e dos casos confirmados de Covid-19. O presidente José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, discutiu o assunto na manhã de ontem com o prefeito Humberto Souto, de Montes Claros e com o presidente regional do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Norte de Minas, Edvaldo Farias. A partir deste sábado o Norte de Minas estará enquadrado na onda vermelha do programa Minas Consciente, que determina várias medidas.

O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá e os assessores Ronaldo Mota Dias e Nilson Junior entendem que essa reunião servirá para ouvir os prefeitos sobre as medidas que deverão ser adotadas, tendo em vista que alguns prefeitos tem tomado medidas isoladas, de interdições ou lockdown. A Amams pretende mostrar aos prefeitos que mesmo respeitando a autonomia de cada município, é necessário a união em torno dessa situação. Ele lembra que os hospitais estão ficando saturados e com isso, impedidos de receber os pacientes. “Estamos tomando providencias para evitar que o Norte de Minas chegue ao quadro apresentado no Triangulo Mineiro e Vale do Paranaíba”, explica o presidente.

Os prefeitos das 11 microrregiões convidadas são de Bocaiúva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Manga, Montes Claros, Pirapora, Salinas, São Francisco e Taiobeiras. No mesmo evento será aberto espaço para a superintendente regional de Saúde, Dheyme Marques e as gerencias regionais de Januária e Pirapora apresentarem os dados epidemiológicos do Norte de Minas. O Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) também participará da reunião.  Os números mostram que o Norte de Minas está se aproximando das 800 mortes por Covid e dos 50 mil casos confirmados da doença.