Amams recebe proposta do projeto das mulheres municipalistas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams recebe proposta do projeto das mulheres municipalistas

O Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos propôs à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), implantar no Norte de Minas, o projeto ‘mulheres municipalistas’, em evento com a assistente social Cirlândia Ruas Sá e a coordenadora do Departamento de Política Sociais, Laila Tatiane Souza. A proposta é promover encontro com todas as primeiras-damas dos municípios do Norte, quando se discutirá ações que podem ser realizadas nessa área. Ainda na reunião em Brasília, o Governo Federal salientou propôs o Projeto Oportunidades, bem como o Projeto Cuidar de promoção a saúde e cuidado prevenção ao uso de álcool e drogas entre povos e comunidades tradicionais. O Projeto Oportunidade para todos visa oportunizar empreendedorismo cooperativismo e agricultura familiar buscando gerar trabalho e renda para os povos e comunidades tradicionais. As norte-mineiras mostraram que a Amams criou a Superintendência de Desenvolvimento, com foco em incrementar a atividade econômica e gerar 50 mil empregos e que essa iniciativa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos vem reforçar a ideia.

Na Secretária Nacional de Políticas de Promoção e Igualdade Racial e Secretaria Nacional de Proteção Global a Amams apresentou propostas e projetos vinculados as pastas, voltados para a população negra e povos de comunidades tradicionais, onde foi discutido os projetos de oportunidades e ações que promovam inclusão e acesso a políticas públicas de modo a manter garantia de direitos e que pode ser apresentado aos municípios da região. Foram apresentados projetos e editais disponíveis para captação de recursos e que os municípios possam estar atentos a apresentação dos projetos que viabilizem recursos, bem como acordo de cooperação técnica para ser desenvolvidos junto aos municípios. Na secretaria de Proteção Global foi pontuado sobre os departamentos disponíveis para atendimento junto aos municípios no que tange a proteção global que visa garantir a efetivação de direitos no Brasil. A secretária Mariana Neris, onde o trabalho é desenvolvido no fortalecimento de políticas públicas para a proteção a vítimas de crimes.

As secretárias ainda apresentaram os projetos de capacitação que pode ser ofertado aos municípios no intuito de contribuir com os indicadores sociais referente a visibilidade do público atendido em transversalidade com os outros segmentos tais como a política de Saúde e de Educação. Bem como melhorias dos projetos para que os municípios possam desenvolver nas pautas e cantarem recursos. No mesmo dia os profissional visitaram ainda a Confederação Nacional dos Municípios onde foi apresentado a parceria com as áreas técnicas principalmente no que discorre a política para Mulheres onde foram discutidos a pauta sobre o Movimento de Mulheres Municipalista para ser encabeçado na região norte mineira pela primeira-dama e Secretaria de Assistência Social de Padre Carvalho, Cirlândia Ruas Sá, onde foi feita a proposta para promover um encontro com as Mulheres, para unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder, sendo a CNM uma entidade que visa apoiar e representar nacionalmente os governos locais, na luta pela igualdade de gênero e assume essa importante missão de impulsionar a capacidade de liderança política das mulheres, inserindo-as como agentes-chave na defesa da pauta municipalista e da igualdade de gênero. E tendo como proposta da Amams ser parceiro nesta pauta também.

Na oportunidade ainda foi discutido a proposta de um encontro na Região para abordar sobre o tema vinculado também as políticas públicas para mulheres com a participação do estado do Goiás que apresenta experiências inovadoras que contribuem para diminuição de violência e fortalecimento das políticas para mulheres. Na mesma visita ainda foi discutido sobre a Lei Aldir Blanc e possível encontro para abordar sobre como os municípios podem realizar as prestações de contas vinculado a execução dos recursos. Além destas propostas foi apresentado ainda a parceria das entidades municipalista em prol do fortalecimento das políticas públicas e melhorias para os municípios da região. Ressaltando que Amams ainda estará presente em outras secretárias no intuito de trazer benéficos e pactuacões para os municípios da região. (GA)