A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), juntamente com instituições parceiras, realiza nesta terça-feira (22) na sua sede, em Montes Claros, entre 8h30 às 17h, a capacitação: ‘Formação Inicial para Conselheiros Tutelares’. O evento acontece durante dois dias.
Conforme a coordenadora de Assistência Social da Amams, Laila Tatiane Ferreira Souza, o objetivo dessa capacitação é contribuir com o aprimoramento da atuação do Conselho Tutelar, subsidiando os municípios neste processo de formação inicial. Além dos conselheiros tutelares eleitos neste ano, o encontro vai capacitar também os suplentes.
A coordenadora afirmou que a procura pelo curso foi intensa, todas as vagas presenciais foram preenchidas, mas a TV Amams vai disponibilizar transmissão ao vivo no Youtube nos dois dias de capacitação, possibilitando que mais representantes dos municípios tenham acesso ao conteúdo, contribuindo para a execução e efetivação do atendimento.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho”, agradeceu as parcerias do Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, CRDH Norte, Unimontes e o Governo de Minas na realização dessa capacitação. “Agradeço a todos os envolvidos neste curso, que visa promover a formação dos novos conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024 a 2027 e os suplentes. Eles poderão conhecer as políticas públicas dos conselheiros de direitos e tutelares, quanto ao seu processo de qualificação, e fomentar a garantia de direitos de crianças e adolescentes na nossa região”, disse.
BDMG
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), realiza nesta terça-feira (21), às 14 horas, na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), a palestra ‘Oportunidades de Recursos para a Infraestrutura Municipal’. Quando serão apresentadas as linhas de financiamento para as Prefeituras realizarem obras. Desde março passado que o Governo de Minas e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) lançaram o Edital de Municípios 2023, que prevê R$ 400 milhões em linhas de crédito para que os municípios façam investimentos em sustentabilidade e infraestrutura.
“Para 300 municípios mineiros, o BDMG é o único banco a disponibilizar crédito para as prefeituras. Somos parceiros dessas cidades e queremos estar cada vez mais próximos, reforçando nosso papel de apoio ao desenvolvimento, a projetos sustentáveis, incentivando iniciativas que melhorem a infraestruturas das cidades mineiras”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
Como solicitar
Municípios que já estão com processos de financiamento em andamento junto ao banco poderão aproveitar a oportunidade para esclarecer dúvidas e tratar sobre os contratos. Também será apresentado o passo-a-passo para o gestor municipal solicitar o financiamento on-line do BDMG e documentos necessários até a contratação do crédito.
Nos últimos 12 meses o BDMG desembolsou R$ 36,14 milhões para 39 prefeituras da região Norte, valor 165% maior do que nos 12 meses anteriores.
Esse crescimento permanece quando o foco são os municípios associados à AMAMS, chegando a 137% de aumento entre um período e outro. Ao todo, 95 prefeituras são associadas a Amams. (GIRLENO ALENCAR)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)