GIRLENO ALENCAR
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) solicitou ontem ao governador Romeu Zema e à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais que seja publicado um decreto único do Estado de Situação de Emergência por chuvas intensas e alagamentos nos 96 municípios de sua jurisdição e que formam o Grande Norte de Minas. O capitão Enio Virgílio Martins de Souza, diretor de Respostas e Desastre anunciou que a medida está sendo atendida, mas somente para os municípios afetados que alimentarem o Sistema de Defesa Civil, preenchendo o formulário de desastre com as informações e impactos provocados pelas enchentes. A Diretoria de Respostas e Desastre abrirá prazo de 15 dias para os municípios apresentarem os projetos técnicos.
A Amams aderiu à campanha dos Bombeiros Militares para arrecadar doações a serem repassadas as vitimas das inundações no Norte de Minas. Na manhã de terça-feira, o presidente José Nilson Bispo de Sá, prefeito de padre Carvalho, alinhou com o coronel Fernando Augusto, comandante do 4ª Área Operacional e depois se reuniu com o capitão Dilson Veloso, do 7º Batalhão de Montes Claros para a Amams passar a ser ponto de apoio desse projeto. Qualquer cidadão pode deixar sua doação na sede da Amams, em Montes Claros, que o material será encaminhado aos Bombeiros Militares. A Amams ainda ajudará no planejamento da distribuição das doações aos municípios mais afetados.
O presidente José Nilson Bispo explica que as inundações desse ano são as maiores de toda história do Norte de Minas, superando até mesmo as de 1979, que na época causou muitos danos. Ontem a Amams reforçou junto ao Estado e a União a necessidade de criar uma força tarefa para reconstruir várias cidades, que foram destruídas pelas enchentes. Ele lembra que o lamentável de todo esse cenário é a falta de barragens para segurar as águas, para serem usadas na época da seca. Até ontem, 12 municípios do Norte de Minas tinham decretado Situação de Emergência por causa das chuvas.
A campanha de doação dos Bombeiros Militares tem cinco pedidos, que são importantes nesse momento. Kit de higiene pessoal: Creme dental, sabonete, escova de dente, etc; Kit dormitório: Colchão, travesseiro, roupa de cama, etc; Kit de limpeza: Água sanitária, desinfetante, rodo, vassoura, sabão, etc; Água mineral e Alimentos não perecíveis. O Departamento de Defesa Civil da Amams estará coordenando essa atividade e os contatos podem ser feitos pelo telefone (38) 99993-3878.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)