Amams pede ao estado ações para convivência com a seca e pavimentação de estradas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams pede ao estado ações para convivência com a seca e pavimentação de estradas

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) solicitou ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, durante a visita dele a Montes Claros nesta terça-feira 18/03, que o governo do estado ajude o Norte de Minas a enfrentar o drama da seca. O presidente Ronaldo Soares Mota Dias e prefeito de São João da Lagoa, mostrou que diante da escassez hídrica e considerando a importância da água para abastecimento da população, para a agricultura e a sustentabilidade socioeconômica dos municípios, que sejam liberadas 50 barraginhas para a captação e infiltração das águas das chuvas. Ele também pediu caminhões pipas e perfuração de poços artesianos. O deputado Gil Pereira reforçou o pedido, para que o estado doe um caminhão pipa para cada município.

O vice-governador Mateus Simões ficou dois dias no Norte de Minas, onde entregou 22 ônibus para o transporte de pacientes pelos consórcios intermunicipais de saúde.  Na tarde de segunda-feira 17/03, ele também anunciou uma parceria público privada para viabilizar a barragem de Congonhas, em investimento de 600 milhões de reais e cujo leilão deverá ocorrer em outubro de 2026. O estado pagou 15 milhões para a elaboração do projeto técnico. O presidente da Amams, Ronaldo Soares Mota Dias participou da solenidade e lembrou que esta obra é uma reinvindicação de mais de 30 anos, com a mobilização de todas entidades de classes do Norte de Minas.

Outra pauta demandada apresentada pela Amams é de pavimentação de algumas rodovias do Norte de Minas, como da MG 202, de São Romão a Santa Fé de Minas, com 90 quilômetros, da rodovia LMG 656, entre Lagoa dos Patos a LMG 674, próximo a São João da Lagoa, Pirapora e Ibiaí, com 22 quilômetros, assim como da MG 161, com 90 kms, entre Ibiaí e Coração de Jesus. Cerca de 40 prefeitos estiveram na Amams para fazer pedidos e ouvir o vice-governador.