AMAMS PARTICIPA DO 1º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL EM SALINAS - Rede Gazeta de Comunicação
AMAMS PARTICIPA DO 1º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL EM SALINAS

Para impulsionar o Vale do Lítio foi aberto nesta quinta-feira (28/09), em Salinas, no espaço Lilia Buffet, o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional, promovido pelo Sebrae Minas, Prefeitura e Associação Comercial de Salinas. O evento segue nesta sexta-feira (29/09) com debates e palestras para discutir estratégias para o desenvolvimento da região, que também contempla a região do Alto Rio Pardo. A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participa do evento e recebe prefeitos, empresários e lideranças políticas da região em seu estande, montado com destacada estrutura.

No primeiro dia do evento, lideranças dos setores público e privado, empresários e empreendedores estiveram reunidos. O vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões, destacou as potencialidades do Vale do Jequitinhonha e da região de Salinas com a descoberta do Lítio e o olhar do Governador Romeu Zema para novos investimentos e anunciou para os próximos meses pavimentações asfálticas. “Em breve o Governo Estadual vai anunciar a pavimentação asfáltica em trechos de estradas do Alto Rio Pardo”, disse.

Ainda sobre a fala do vice-governador, ele pontuou três grandes novidades em ações do Estado: a determinação de privatizar a Cemig aliando construções de novas subestações, a implantação do programa “Trilha do Futuro” com cursos profissionalizantes para qualificar o mercado da mineração e outros setores na região e a criação do primeiro escritório do Investe Minas no interior, em Salinas, para servir como suporte ao Vale do Litío, e convidou o presidente da Associação Comercial, Reginaldo Ferreira Thiago, para presidir o programa em Salinas.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, pediu ao vice-governador para ajudar a destravar as licenças ambientais para alavancar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.  Ele citou a instalação do projeto 08 da Sam Metais, empresa chinesa que espera do Governo Estadual a liberação da licença ambiental para iniciar em Padre Carvalho e em Grão Mogol suas atividades de extração de minério, e enfatizou que 30% do minério retirado fique na região para atrair mais empresas e gerar mais empregos. Sobre a Amams Nilsinho disse: “a Amams luta por três pautas de grande importância para o desenvolvimento econômico do Norte de Minas, a duplicação da BR 251, que foi incluída no PAC do Governo Federal, a retomada da construção da Barragem de Berizal e a construção da barragem de Jequitaí. Com essas obras daremos um grande salto para o desenvolvimento econômico regional”, disse Nilsinho.

O presidente da Amams agradeceu o presidente da Associação Comercial de Salinas, Reginaldo Ferreira Thiago, pelo convite e por realizar o fórum, que segundo ele, é de grande relevância para o desenvolvimento da região de Salinas. “A maior associação macrorregional do Brasil, a Amams, sempre participou e participa das principais decisões políticas do Estado e do Norte de Minas com foco no desenvolvimento econômico. Vamos caminhar todos juntos, unidos para o crescimento regional. Que o lítio traga mais progresso e prosperidade”, finalizou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: