Amams orienta municípios para cantinho da leitura - Rede Gazeta de Comunicação
Amams orienta municípios para cantinho da leitura

O Departamento de Educação da associação dos municípios da área mineira da Sudene esta orientando os municípios associados a se habilitarem no programa cantinho da leitura do ministério da educação. Desde segunda-feira (6), as escolas previamente selecionadas pelas secretarias de educação já podem acessar o sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo para indicarem como utilizarão os recursos de criação do Cantinho da Leitura. O prazo se estenderá até o dia 10 de novembro. A Amams pediu a maior adesão de municípios. A coordenadora do departamento, Neiva rocha salienta que é mais uma opção para melhorar a qualidade do ensino e que a Amams tem dado suporte aos municípios interessados ela lembra que o presidente Jose Nilson orientou a envolver a maior quantidade de municípios e se for necessário, pedir maior prazo ao MEC.

A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou R$ 183 milhões, por meio do PDDE, e o financiamento será destinado à criação de espaços de incentivo à leitura nas salas de aula de escolas públicas.   Nesse primeiro estágio de seleção, as escolas consideradas elegíveis atenderam a critérios específicos, como possuírem matrículas válidas em turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental – conforme os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2022, Unidade Executora Própria (Uex) -, além de estarem adimplentes junto à rede de ensino e devidamente cadastradas no PDD Web.

Os investimentos no Cantinho da Leitura devem estar alinhados com a faixa etária, o contexto sociocultural, o gênero e a diversidade étnico-racial dos estudantes, em conformidade com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Além disso, parte dos fundos será direcionada para a obtenção de recursos pedagógicos, que contribuirão para a ambientação desses espaços. Essa ação vai além da criação de ambientes agradáveis à leitura: busca que as crianças tenham contato direto com os livros e estimula o hábito e o gosto de ler, colaborando para a formação de leitores ávidos. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para aprimorar o ambiente de aprendizado nas escolas. Isso impulsiona a alfabetização, o estímulo à leitura e o desenvolvimento infantil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: