Amams, MP, Unimontes e Cimams realizam capacitação para conselheiros tutelares - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams, MP, Unimontes e Cimams realizam capacitação para conselheiros tutelares

GIRLENO ALENCAR

Será realizada hoje (13), mais uma capacitação dos Conselheiros Tutelares do Norte de Minas, organizada pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene  (Cimams), Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Norte de Minas (CREDCA-NM), Diretorias Regionais da Sedese de Montes Claros e de Salinas,  Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social da Universidade Estadual de Montes Claros. O ciclo de Encontros Regionais “Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos adolescentes: qual o papel dos gestores municipais”, nos meses de maio e junho de 2021. Desde o ano de 2013 que esse tipo de capacitação é realizada no Norte de Minas.

Os eventos foram concebidos considerando que a capacitação continuada dos Conselheiros Tutelares e a garantia de infraestrutura adequada são fundamentais para o pleno funcionamento do Conselho Tutelar, resguardada ainda a destinação privilegiada de recursos orçamentários para essa finalidade, em conformidade com os arts. 4º, p.u., “d”, 92, §3º, e 134, p.u., da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), e que compete ao Poder Público prioritariamente implementar referidas ações.

O objetivo dos encontros é fomentar o diálogo com os/as gestores municipais sobre a importância e necessidade de infraestrutura adequada para o Conselho Tutelar, da formação permanente dos conselheiros tutelares e da articulação intersetorial na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Participarão do primeiro encontro, os municípios das comarcas de Bocaiuva, Coração de Jesus, Buenópolis, Grão Mogol, Várzea da Palma e São Francisco/MG. Para o evento, foram convidados os prefeitos, os procuradores jurídicos, os presidentes da Câmara Municipal, os gestores das políticas de assistência social, saúde e de educação dos municípios integrantes das comarcas supra e os respectivos Promotores de Justiça e autoridades judiciárias. A Amams realiza formação continuada para conselheiros tutelares desde o ano de 2016, sendo referência para os municípios nesta atuação. Sendo assim, os eventos serão na modalidade online.