A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), a Federação das Industrias de Minas Gerais, através do núcleo regional (Fiemg-Norte) e o Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte) abriram na sexta-feira uma campanha para que o Ministério dos Transportes antecipe o cronograma das obras de duplicação da BR 251, no trecho de Montes Claros a Francisco Sá e acelere os estudos de concessão de toda rodovia, que propõe a duplicação dos trechos mais críticos. A primeira ação foi manter contato com o empresário Walfrido dos Mares Guia, amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sensibilizar o governo a acatar o pedido. Nesta terça-feira (13/08), à tarde, será realizada reunião com o coordenador regional do DNIT em Montes Claros para pedir apoio nesta missão, o DNIT está fazendo várias obras de recapeamento na BR 251.
A BR 251 tem um fluxo de 15 mil caminhões de cargas por dia e tem sido a preferida dos motoristas por encurtar em 300 quilômetros a distância entre o nordeste e sudeste e que consolidou montes claros como segundo entroncamento nacional. Ela foi inaugurada em outubro de 1996. Os trechos mais críticos, com grande quantidade de acidentes, são da serra de Francisco as e da serra de Salinas.
Desde que assumiu a presidência da Amams, o prefeito de Padre Carvalho José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, tem colocado como prioridade a cobrança pela duplicação da rodovia. Ele é usuário da rodovia, pois a sua cidade fica às margens da BR 251. “Temos cobrado esta obra de duplicação da 251 e acreditamos que a opção é promover a sua privatização ou que seja construída em alguns trechos a terceira faixa. Desde o ano de 2020 foram iniciados os estudos de concessão. O governo poderia acelerar estes estudos e abrir o edital. Pelo fluxo de veículos, a rodovia atrairá empresas interessadas em fazer sua exploração com a cobrança de pedágios com valores acessíveis” – explica o presidente.
O presidente do Convenorte, entidade que representa a maçonaria no Norte de Minas, Dalton Max Oliveira, lembra que a duplicação da BR 251 foi pauta de várias lutas da sociedade civil e que desde 2012 os maçons de Taiobeiras retomaram esta mobilização. O Convenorte abriu a campanha e convenceu o DNIT a abraçar a causa. Porém a obra, estimada em R$ 1 bilhão na época, não conseguiu rubrica financeira. Como a duplicação do primeiro trecho, de Montes Claros a Francisco Sá foi incluído no novo PAC, seria importante antecipar suas obras enquanto pressiona o governo a duplicar mais trechos. Ele entende que tem de aproveitar o ano eleitoral, pois tanto o governo como os deputados e senadores sabem as importâncias de eleger os prefeitos para uma base eleitoral de 2026 e precisam mostrar serviço.
O presidente da Fiemg Norte, Adauto Batista Marques, lembra que o novo PAC contempla o Norte de Minas com as obras das brs 135, de Itacarambi a Manga, da BR 251 e ainda da brs 367, de Salto da Divisa a Almenara e que com o apoio do empresário Walfrido dos Mares guia será possível sensibilizar o governo acatar o pedido.
A lista de empreendimentos no estado inclusos no novo PAC tem o Projeto de adequação da BR-262/MG – João Monlevade – Divisa MG/ES, Projeto de adequação da BR-365/MG, Adequação da travessia urbana de Uberlândia – BR-365/MG, Projeto de Adequação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte – BRs/040/262/381/MG, construção da BR-135/MG, construção da BR-265/MG – Altinópolis – Jacuí, Projeto de construção da BR-352/MG – Coromandel – Patos de Minas, Construção da BR-367/MG – Salto da Divisa – Almenara, Construção da travessia urbana de Juiz de Fora – BR-440/MG, duplicação da BR-381/MG Governador Valadares – Belo Horizonte, Projeto de duplicação da BR-251/MG –
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