Amams e Receita Federal articulam instalação de PAV em mais municípios - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams e Receita Federal articulam instalação de PAV em mais municípios

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) está articulando com a Receita Federal a implantação dos postos de atendimento virtual da Receita Federal em aproximadamente 36 municípios que estão jurisdicionados à delegacia da Receita Federal de Montes Claros. Os coordenadores do departamento jurídico, Fellipe Leal e de Convênios, José Antônio, da Amams, trataram desta parceria com o superintende estadual da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro, durante a visita dele a Montes Claros. Atualmente 52 municípios do norte de minas contam com este PAV, que desde 2019 começaram a ser instalados em parceria com a Amams e SEBRAE.

O PAV funciona com os municípios indicando um servidor, que é capacitado pela Receita Federal e atende a população nos casos de competência da Receita Federal. Com isto, evita o deslocamento para Montes Claros ou Janaúba, onde existem unidades do órgão. O presidente da Amams, Ronaldo Dias, prefeito de São João da lagoa, lembra os resultados alcançados nos PAVs já instalados, que tem uma produtividade de 10 mil atendimentos por ano. Os casos são encaminhados via online para a delegacia da Receita Federal. “Se pensarmos que são 52 PAVs instalados, são 520 mil casos no ano, que evitaram o deslocamento para Montes Claros, gerando despesas com transporte e alimentação, que em vários casos são custeados pela Prefeitura para as pessoas em vulnerabilidade social”, disse o superintende estadual da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro.

O superintendente enfatiza que nesta parceria, a Receita Federal poderá doar computadores para ajudar na instalação dos PAVs, tendo em vista que a superintendência estará trocando sua estrutura com novos e modernos computadores, podendo repassar os atuais para este projeto. Ele lembra que são 400 municípios atendidos com este posto de atendimento em Minas Gerais. Na próxima semana a Amams se reunirá com o delegado Filipe Araújo Florêncio para alinhar como será a implantação desta nova parceria.

Conforme informou o novo delegado, a Delegacia da Receita Federal quer criar uma estação aduaneira ou porto seco em Montes Claros, para agilizar o processo de exportação da sua produção, seja industrial ou mesmo agropecuária, como de frutas ou mesmo de carnes.