Amams e MP alinham lives sobre crianças e adolescentes e a primeira infância - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams e MP alinham lives sobre crianças e adolescentes e a primeira infância

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) alinhou com o Ministério Público, através da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas o ciclo de lives sobre a capacitação para os profissionais dos CRAS, CREAS, Unidade de Acolhimento, Conselhos Tutelares sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes e a Primeira Infância. O evento ocorre em parceria com o Cimams, Unimontes, Sedese-MG, Fórum Mineiro do Conselho Tutelar. Desde o ano de 2015 esse tipo de capacitação é realizado no Norte de Minas, com foco na capacitação dos Conselheiros Tutelares.

O 2º Ciclo de Lives ocorrerá no mês de outubro desse ano, visando debater e refletir sobre o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e a primeira infância. A proposta desta ação educacional é dar continuidade ao diálogo entre o Ministério Público, as instituições parceiras e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, visando a sensibilizar os operadores do direito, os gestores municipais e demais profissionais da rede de proteção sobre a necessidade do aprimoramento da política municipal de convivência familiar e comunitária e das políticas na primeira infância.

O público alvo deste encontro será promotores de Justiça com atuação na área de direitos da criança e do adolescente, servidores e estagiários do MPMG, juízes de Direito, defensores públicos, advogados, prefeitos municipais, vereadores, gestores da política de assistência social, saúde e educação, profissionais do SUAS, da saúde, da educação, Conselho Tutelar, CMDCA, CMAS e qualquer pessoa interessada no tema. As lives serão transmitidas por meio do canal do YouTube do curso de Serviço Social da Unimontes.

A proposta de trabalho é discutir temas pertinentes sobre o Direito à convivência familiar e comunitária, Fortalecimento de Políticas Públicas para a Primeira Infância e o Serviço de acolhimento familiar. Enfatizamos que estes encontros contribui para o fortalecimento e aprimoramento da atuação nesta linha de trabalho, contribuindo assim com a atuação do sistema de garantia de direitos.

O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho, explica que a parceria em torno dessas causas são fundamentais para assegurar os direitos das crianças e adolescentes e inclusive evitar casos de desrespeitos aos direitos. (GA)