Amams e governador de MG se reúnem para discutir as principais demandas do NM - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams e governador de MG se reúnem para discutir as principais demandas do NM

GIRLENO ALENCAR

O governador Romeu Zema recebeu, na quinta-feira (10), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’ e prefeitos da diretoria executiva da entidade, encontro articulado pelo deputado estadual, Zé Reis, após pedido da Amams. A maior associação macrorregional do país cobrou agilidade nas questões que travam a implantação do Projeto 08 da mineradora chinesa Sam Metais, que está previsto para ser montado na região de Padre Carvalho, Grão Mogol, Fruta de Leite e Josenópolis, empreendimento com capacidade de produzir 27,5 milhões de toneladas de minério por ano e com teor de 66,2% de ferro, com a oferta de 6 mil empregos. O investimento previsto é de 2,1 bilhões de dólares.

O presidente da Amams solicitou pavimentação de trechos de estradas e recapeamento na MG-401 que liga Jaíba a Matias Cardoso. A outros trechos de pavimentações na seguintes localidades: 44 km de Rio Pardo de Minas a Santo Antônio do Retiro, que interliga os Vales do São Francisco e Rio Pardo e cria uma nova rota viária no Norte de Minas;  22 km de Monte Azul ao entroncamento de Catuti, e a cidade de Gameleiras; 60 km de Fruta de Leite a Taiobeiras; 40 km de Vargem Grande de Minas a São João do Paraiso; 20 km de Curral de Dentro a Mirandópolis/Taiobeiras;10 km de Cachoeira de Pajeú a BR-251; 90km de Grão Mogol a Virgem da Lapa; 70 km entre Coração de Jesus e Ibiaí; 42 km da MG-202 (Ponto Chique/ São Romão).

Além desses pedidos, José Nilson Bispo de Sá, apresentou sugestões de alteração da resolução conjunta Semad/IEF Nº 3102, de 26/10/2021 ao alegar que a decisão traz mais burocracia, custos e que pode prejudicar a permanência do homem no campo, comprometendo o desenvolvimento da região Norte do Estado. A solicitação foi apoiada pelo 2º vice-presidente da Amams e prefeito de Coração de Jesus, Robson Adalberto Mota Dias.

A Amams pediu apoio do governador Romeu Zema, que ele intervenha nesta resolução. O 2º vice-presidente também abordou os serviços prestados pela Copasa nos municípios e em Coração de Jesus, segundo ele, são alvos de reclamações por parte da população e deveriam ser mais eficientes.

Outro pedido feito durante a reunião com o governador, foi a doação de máquinas da XCMG para a Amams. Segundo o presidente José Nilson Bispo de Sá, o maquinário poderá auxiliar na reconstrução de estradas, pontes e vias públicas dos municípios afetados pelas fortes chuvas de dezembro, janeiro e fevereiro, com inserção direta em ações e obras que beneficiem a população, neste momento, especialmente as regiões mais afetadas. O governador Romeu Zema se prontificou em ajudar o Norte de Minas através da Amams e agradeceu a diretoria da entidade pelo encontro e por apresentar as principais demandas da região.

%d blogueiros gostam disto: