A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) estará capacitando os municípios de São Paulo na assistência social. A psicóloga Laila Tatiane Souza, coordenadora do Departamento de Politicas Sociais da Amams participará do evento na Assembleia Legislativa de São Paulo abordando a Reprogramação de Saldos no âmbito da assistência-social. É a segunda vez que a Amams atua em outro Estado, pois fez o mesmo trabalho na Bahia. O objetivo deste evento é ofertar apoio técnico aos municípios paulista sobre o cenário da assistência social, além de pontuar sobre execução financeira no âmbito do SUAS e possibilidades de intervenções sobre os saldos existentes nas conta dos municípios, buscando assim estratégia de planejamento, monitoramento e avaliação das ações a serem realizadas de acordo com blocos de financiamento do SUAS, a serem reprogramados para o ano 2022.
Este apoio técnico busca orientar os gestores e profissionais sobre a política de assistência social, auxiliando no aprimoramento das gestões municipais, sendo uma estratégia desenvolvida no intuito de contribuir com os municípios paulista para a efetivação e operacionalização dos serviços sócio assistenciais no SUAS e sobre reprogramação dos saldos. Já que a Amams vem desenvolvendo este trabalho junto aos municípios da região, foi convidada para apoiar e abordar sobre as possibilidades de ações que os municípios podem realizar neste contexto de atuação junto a assistência social. Para a região da Amams é uma satisfação fazer está ponte de interlocução junto a outros estados, lembrando que já teve outros momentos de intervenção ao estado do Goiás e agora em São Paulo, para entidade é de grande relevância participação como está no intuito de levar o nome da entidade além de contribuir com a execução do serviço em outros territórios.
O encontro abordará sobre o Cenário atual do Fundo Estadual de Assistência Social/SP repasses, saldos nos municípios e reprogramação. Aporte financeiro do Governo Federal junto aos fundos municipais de assistência social e a dificuldade de execução financeira. Planejamento, avaliação e monitoramento como pontos centrais na execução físico-financeira na política pública de assistência social. Articulação intersetorial na Administração pública, como facilitador da execução financeira. O evento irá ocorrer na quinta feira dia 18, e o técnico da Amams já se encontra no estado para planejamento e possíveis ações em conjunto. O encontro ainda contara com a participação de outras entidades municipalista vem como profissionais do estado que pontuará sobre o SUAS.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá reforça que isso comprova a qualidade da equipe técnica da Amams e ainda a importância de unificar o movimento municipalista em torno das causas desse setor. Ele lembra que a Amams tem atuação destacada na Confederação Nacional dos Municípios e na Associação dos Municípios Mineiros e está pronta a levantar as bandeiras municipais. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)