Amams capacita Comdecs para receber cisternas que socorrerão flagelados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams capacita Comdecs para receber cisternas que socorrerão flagelados

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), realizou ontem (26) uma capacitação com os Coordenadores Municipais de Defesa Civil do Norte de Minas, os orientando sobre como preencherem os critérios da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais para receberem os kits de Defesa Civil e ainda as cisternas/Caixas d’água que serão distribuídas pelo Estado para as comunidades rurais com abastecimento humano de agua potável. O evento foi organizado pelo coordenador do Departamento de Relações Institucionais da Amams, Sérgio Nassau que atua com as Coordenadorias Municipais do setor.

O presidente José Nilson Bispo de Sá salienta que os indicativos são do Norte de Minas serem castigado com uma das mais fortes seca de sua história e a situação se agrava ainda mais diante da decisão do Governo federal de suspender a partir de 28 de setembro da Operação Caminhão Pipa, executada pelo 55º Batalhão do Exercito em Montes Claros e que estava atendendo basicamente seis municípios do Norte de Minas, como Espinosa, Francisco Sá, Jaíba, Manga e Monte Azul. O presidente salienta que o Estado tem uma ação maior, pois está implantando o Transporte e Distribuição de Água Potável para todos os municípios que decretaram Situação de Emergência e apresentaram o Plano Municipal de Distribuição de Água. Mesmo assim, ainda ontem a Amams solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional a continuidade da Operação Pipa.

Na capacitação realizada quinta-feira, os coordenadores municipais de Ibiaí e Berizal, Marcelo de Jesus Santos e Fábio Aquino Ferreira, mostraram como executaram as exigências fixadas pela Cedec-MG. O Sistema de Defesa Civil Informatizado (SDC) fixa 24 passos que cada município deve preencher para pontuar no programa de Kit Defesa Civil. Alguns municípios deixaram de cumprir essas exigências e correm risco de perder um dos 479 kits e participarem dos vários projetos da Defesa Civil. 534 municípios se inscreveram. Sergio Nassau explica que a preocupação é habilitar os municípios para receber as cisternas/caixas d’água adquiridas com recursos do acordo da Vale. (GA)