Amams articula evento nacional para políticas públicas com deficientes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams articula evento nacional para políticas públicas com deficientes

A Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério da Cidadania, quer promover encontro em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), para discutir a implantação de políticas públicas nessa área. O secretário nacional Claudio de Castro recebeu em Brasília a comitiva da AMAMS, quando observou ser necessário estimular a acessibilidade nos municípios do Norte de Minas. Ele pediu a ajuda da AMAMS para ajudar nessa tarefa. A reunião foi com a primeira-dama de Padre Carvalho, Cirlandia Rodrigues Ruas de Sá, esposa do presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, e com a coordenadora do Departamento de Politicas Sociais da AMAMS, Laila Tatiane Souza.

Na reunião foram apontadas as ações que a secretária desenvolve bem como os projetos existentes, vinculados à ação orçamentária. Na oportunidade, o secretário nacional Claudio de Castro solicitou à AMAMS a parceria na identificação dos municípios que possuem política de atendimento para pessoas com deficiência, no intuito de contribuir com as ações e implementações de projetos, vinculados à pauta. Foi pontuando ainda sobre o Projeto que está em vigor que incluir a questão de acessibilidade e que inclusive os profissionais de Engenharia e Arquitetura pudessem participar deste projeto, para averiguar as condições referentes à acessibilidade junto aos municípios, e que o Departamento de Engenharia e Arquitetura pudesse entrar como parceria nesta ação.

Outra pauta foi direcionada a questão da Política de Educação que auxilia junto aos secretários municipais algumas demandas que a secretária nacional poderia ofertar cursos em parceria. O secretário se disponibilizou a realizar visita na AMAMS e dialogar com os prefeitos da região sobre a pauta, mencionou ainda sobre a disponibilizar a Minuta que abrange uma parceria entre secretaria e associação. Na oportunidade foi apontada ainda sobre as ações orçamentárias disponíveis para emendas parlamentares. A AMAMS integrando nas ações e buscando atuação interdisciplinar nas pautas existentes. (GA)