GIRLENO ALENCAR
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) entregará ao governador Romeu Zema, hoje (26), o projeto “Avançar Norte de Minas”, de fomento ao desenvolvimento do Norte de Minas, quando pedirá o apoio ao Estado para implantar essa iniciativa, que tem a meta de aquecer a economia nos municípios e gerar em dois anos, 50 mil empregos na região. O presidente José Nilson Bispo de Sá, prefeito de Padre Carvalho e o vice-presidente Célio Santana, prefeito de Buenópolis, participarão da audiência. Ontem, os dois realizaram reunião na sede da Amams com os idealizados técnicos do projeto, Ítalo Mendes e Walter Moreira Abreu, além do secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Montes Claros, Edilson Carlos Torquato, o secretário-executivo da Amams, Ronaldo Soares e os assessores Ronaldo Mota Dias, Sérgio Nassau e Luiz Montes.
O ex-secretário estadual Luiz Antonio Athayde participou da reunião pela via remota, quando mostrou a importância do Norte de Minas se envolver nas discussões sobre a antecipação da concessão da rede ferroviária, para com isso, assegurar que a malha do Norte de Minas seja conectada na malha da Bahia e com isso, abrir uma opção para a região usar o Porto de Ilhéus para escoamento da sua produção, como de frutas. No dia 3 será realizada uma audiência e ele alertou que se o Norte de Minas não entrar n na luta, corre o risco de repetir o mesmo problema registrado com a malha Vitória-Minas, onde o dinheiro arrecadado foi destinado para a malha ferroviária de Mato Grosso. A Amams entregará hoje ao governador Romeu Zema um oficio pedindo a interferência de Minas Gerais em defesa dessa causa.
Na abertura da reunião, ontem, o presidente José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, explicou que há mais de 20 anos se fala em desenvolvimento do Norte de Minas, mas com poucos resultados alcançados e por isso a Amams tomou a iniciativa de criar o Superintendência de Desenvolvimento para unificar as forças da região nessa iniciativa. Walter Moreira Abreu, da Associação Brasileira de Geração Distribuída explicou que a Agencia Nacional de Transportes criou um projeto de integração da malha ferroviária Belo Horizonte a Candeias, na Bahia e até pensou em colocar esse investimento na Bolsa de Valores. Reforçou o alerta de Luiz Antonio Athayde sobre o risco de o dinheiro ser aplicado em outra área. Ronaldo Mota Dias também apoiou a causa, para garantir a verba no Norte de Minas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Montes Claros, Edilson Carlos Torquato também parabenizou a Amams por essa iniciativa e explicou que a Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) tem vários projetos de fomento ao desenvolvimento da região e propôs que a Amams faça uma reunião com o órgão para alinhar as ações. Ítalo Mendes, que agora assumiu a Secretaria de Turismo de Grão Mogol, apresentou o projeto “Avançar Norte de Minas”, cujo foco é identificar a potencialidade de cada município e incrementar essa atividade, como fonte de geração de emprego e renda. Foram definidos seis passos a serem cumpridos no projeto. Por isso, o pedido para o Estado ajudar nessa tarefa.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)