GIRLENO ALENCAR
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) está articulando a criação de uma ouvidoria regional dos conselhos tutelares do Norte de Minas, que funciona na sede da entidade, como forma de atender as demandas e conflitos apresentados nos municípios filiados. A iniciativa inédita em Minas Gerais tem apoio da Coordenadoria Regional da Infância e Adolescentes do Ministério Público. Nessa quarta-feira (22), no auditório da Amams, ocorreu mais uma etapa da capacitação dos conselhos tutelares do Norte de Minas, que prossegue nesta quinta-feira (23) com a participação de aproximadamente 600 conselheiros, muitos deles eleitos neste ano e que tomarão posse em janeiro de 2024.
Na abertura do evento, o presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, conclamou os conselheiros tutelares a despolitizarem a função e cumprirem sua missão de servir a comunidade, mas sempre de forma harmoniosa com os prefeitos. Ele lamenta que em pequenos municípios, muitas vezes os conselheiros se envolvam em atos políticos, acirrando os ânimos. O conselheiro tutelar de Montes Claros, Leonardo Prates, agradeceu a Amams por organizar este tipo de capacitação, pois o conhecimento fortalece os conselheiros.
A coordenadora do departamento de Assistência Social da Amams, Laila Tatiane Souza, reforçou aos conselheiros a importância de encaminhar os dados da atuação no serviço nacional de informação sobre os direitos da infância e adolescentes, até como forma de receber recursos para execução dos serviços.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)