Amams antecipa Seminário de Novos Gestores do Norte de Minas para dia 10 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams antecipa Seminário de Novos Gestores do Norte de Minas para dia 10

GIRLENO ALENCAR

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) antecipou para dia 10, o Seminário de Novos Gestores do Norte de Minas, que estava marcado anteriormente para dia 11. O presidente da instituição, Lara Batista Cordeiro explica que a alteração da data se deu por conta da posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior que é um dos palestrantes do evento. A seu pedido foi feito novo reagendamento, com a aceitação de outros parceiros, como o Tribunal de Contas de Minas Gerais. O evento será realizado a partir das 8 horas, no auditório da Amams, de forma híbrida, com participações presenciais e pelo sistema remoto, em razão do Decreto Municipal que delimita a quantidade de pessoas.

O procurador Jarbas Soares Junior tomou posse oficial na terça-feira, em evento na Cidade Administrativa, quando o governador Romeu Zema assinou a sua nomeação. A solenidade de abertura será feita pelo presidente da Amams e pelo coordenador do Departamento Jurídico da Amams, Felipe Leal. Depois será a parte técnica, sendo que os Departamentos Técnicos da Amams apresentarão aos prefeitos eleitos o que podem oferecer a cada município. Serão os setores de Educação, Saúde, Assistência Social e Defesa Civil. Na sequencia, o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais, André Crisóstomo Fernandes falará sobre “Prestações de Serviços Públicos com observância aos princípios da administração pública”.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior falará sobre “Gestão Fiscal Responsável – Previsões e Sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal”. O juiz Isaias Caldeira Veloso, da Comarca Montes Claros falará sobre “Ética na Administração Pública”. Na parte final do evento, será a vez do Tribunal de Contas de Minas Gerais, quando o secretário-geral Marconi Augusto Braga falará sobre “O papel do TCE/MG” e depois o conselheiro Durval Ângelo, falará sobre “Ouvidorias Municipais: Cumprindo a Lei e Construindo Cidadania” e com isso, encerra o evento.

O governador Romeu Zema participou na terça-feira (1º), da cerimônia de posse administrativa do novo procurador-geral de Justiça, eleito para o biênio 2021/22, Jarbas Soares Júnior. Ele ocupará o cargo de chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pela terceira vez, sucedendo Antônio Sérgio Tonet. Durante a cerimônia, o governador assinou o livro de posse. A nomeação do novo procurador-geral foi publicada em 25/11. Zema reforçou a parceria do governo com a instituição e a importância de um trabalho transparente e ético em prol da sociedade mineira, com foco no combate à corrupção e mais justiça social.

“O Estado existe para prestar serviços para o cidadão. Temos uma responsabilidade social gigantesca para tornar esta nossa estrutura mais eficiente. Conto com o senhor e com o Ministério Público nesta jornada por mais justiça social”, disse. Jarbas Soares afirmou que tem como objetivo fazer uma gestão moderna, buscando a otimização dos gastos para prestar os melhores serviços à população. “Vamos criar uma equipe de unidade de combate à corrupção. Vamos combater o crime e trabalhar juntos com o governo nas políticas públicas, sempre defendendo os direitos da sociedade e público, assim como com o Poder Judiciário e as outras instituições de Justiça e a Assembleia Legislativa”, afirmou o procurador-geral.