Amams, ACI e ABGD convocam entidades para criação do observatório da geração distribuída - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams, ACI e ABGD convocam entidades para criação do observatório da geração distribuída

GIRLENO ALENCAR

Representantes de entidades de classes de Montes Claros estiveram reunidos na sala da presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), onde assinaram o Protocolo de Intenções para institucionalização do Observatório da Geração Distribuída. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, ressaltou a importância da união entre as entidades de classes com os setores de representação política e falou das conquistas nestes primeiros meses de sua gestão, que foca a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos municípios do norte de Minas. Além disso, colocou a maior associação macro regional do Brasil a disposição das entidades de classes.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico da Amams e diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Walter Abreu, enalteceu a iniciativa e sintetizou os aspectos legais com a nova legislação da geração distribuída, entre elas a energia solar fotovoltaica. Para o superintendente, a região é privilegiada com a abundância do sol e citou a importância social e empresarial do setor que pode gerar mais de 25.000 empregos, além de ser a solução em um futuro próximo para a grande crise energética em todo País.

O presidente da ACI, Leonardo Vasconcelos, disse que a intenção da criação do Observatório de Geração Distribuída visa abrir diálogo com a concessionária de energia (Cemig) com doação de trabalho e sugestões, que criem um canal de comunicação para discutir e abordar demandas, pedidos e dúvidas dos investidores de energia distribuída. Assinaram o protocolo de intenções A Amams, ABGD, ACI, Sociedade Rural, Sindicato dos Produtores Rurais, Adenor, Adeseg, Acijan, CDL e Fiemg, que juntas representam grande parte da atividade econômica e mais de dois milhões de eleitores.

O presidente da Amams finalizou a reunião agradecendo a presença e a parceria para a aprovação do projeto de Lei 5829, que será o marco legal da GD e que a criação do Observatório da GD vai fazer com que os benefícios sejam cumpridos pela Cemig.