ALMG inclui Norte de Minas na campanha para apoio às vítimas das chuvas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

ALMG inclui Norte de Minas na campanha para apoio às vítimas das chuvas

GIRLENO ALENCAR

O Norte de Minas foi inserido na campanha da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apoiar as vítimas das chuvas no interior do Estado. A coordenação da campanha explica que foi ampliada para municípios de mais uma região e conta agora com um novo parceiro para a entrega dos donativos: a Cruz Vermelha. Os municípios do Norte de Minas que também estão em situação de calamidade pública foram incorporados à área atendida pela campanha: “Atingidos pelas chuvas”, organizada por meio do programa Assembleia Solidária.

A campanha foi criada pelo Parlamento Mineiro no dia 13 de dezembro para socorrer as vítimas das cidades inundadas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, no Nordeste de Minas. Até agora, foram selecionados 17 municípios do Norte e Nordeste de Minas para receber os donativos: Águas Formosas, Almenara, Bertópolis, Catuji, Crisólita, Felisburgo, Fronteira dos Vales, Itaobim, Machacalis, Monte Formoso, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Porteirinha, Rio do Prado, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Salinas.

A campanha prioriza a arrecadação de alimentos não-perecíveis, água mineral, artigos de higiene pessoal e de limpeza, que serão doados para os atingidos. Também são aceitas doações em dinheiro. Entre os produtos arrecadados até o fim de dezembro estão: 494 galões de 5 litros de água, 396 garrafas de meio litro de água, 155 cestas básicas, 236 kg de roupas para adultos e crianças, 109 kg de roupas de cama, 169 pares de sapato, 170 rolos de papel higiênico, 135 bisnagas de creme dental e 130 sabonetes.

Os itens doados podem ser entregues no posto de arrecadação do programa Assembleia Solidária, situado no hall do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte), sede do Parlamento mineiro. O posto é o mesmo onde foram coletados donativos para a campanha “Natal Sem Fome 2021”, que também destinou parte do que foi arrecadado para os atingidos pelas chuvas em municípios mais afetados pelas enchentes no Jequitinhonha e Mucuri, região em que o Estado decretou situação de emergência.

Criado em setembro de 2011 pela Assembleia e por entidades parceiras, o programa Assembleia Solidária mobiliza cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais. A iniciativa se tornou ainda mais importante com o advento da pandemia de Covid-19 e o agravamento da situação social do país, sobretudo quando combinados com emergências como os temporais que caíram no Norte e Nordeste de Minas. Como a temporada de chuvas no Estado ainda deve se estender, a arrecadação de donativos ocorrerá enquanto se mantiver a situação de emergência.

Na campanha, a Assembleia conta com a parceria de entidades vinculadas aos seus servidores ativos e inativos. Além de mobilizarem seus públicos, essas entidades cederam funcionários para triagem, pesagem, contagem e acondicionamento dos donativos para transporte e doação.

É graças a esses parceiros que também podem ser feitas doações de qualquer quantia em dinheiro para a campanha, por meio de depósito em conta poupança da Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg), que será responsável pela conversão dos recursos em itens prioritários para os atingidos pelas chuvas. A conta poupança é do Banco Sicoob Cofal (cooperativa de crédito dos servidores), número 64.190.851-2, agência 4028, que é de titularidade da Aslemg. Também é possível fazer transferências por meio do Pix, usando como chave o e-mail aslemg@aslemg.org.br. Também estão engajados na campanha vários artistas mineiros das regiões atingidas.