Ainda dá? Veja as chances de acesso do América à Série A - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ainda dá? Veja as chances de acesso do América à Série A

América ainda sonha com acesso à Série A, mas precisa de gás na reta final; veja porcentagem

O América ainda sonha com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo que a derrota para o CRB, 17° colocado, tenha colocado em risco o objetivo, o time virou a página e já concentra forças para enfrentar o Coritiba, rival direto na briga por vaga no G4 da Série B. Em sétimo, com 44 pontos, o Coelho está a três pontos de distância do Mirassol, quarto colocado. O Sport, em terceiro, também soma 47. Na ponta vem o Novorizontino, com 54, e em seguida o Santos, com 53.

Por mais que a distância pareça curta, a disputa pelo acesso está acirrada. O Vila Nova (46) e o Ceará (47) aparecem na frente na tabela brigando por vaga. Além disso, Coritiba e Avaí somam 41 e vêm depois do América, mas também sonham com o retorno à Série A.

As chances do América

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 15,4% de chance de acesso. Novorizontino e Santos, que travam briga pelo título, tem 96,5% e 92% de probabilidade de subir à Série A, respectivamente. Vale lembrar que o Sport ainda tem um jogo a menos – e tem 62,6% de chance de acesso. Para chegar a 100% de chance de subir, o América precisaria somar 68 pontos, segundo a UFMG. Isto é, em nove jogos restantes, precisaria vencer oito. Contudo, até 64 pontos, os matemáticos apontam 99,3% de probabilidade de acesso. Ou seja, o Coelho precisaria da vitória em sete jogos ou seis triunfos e dois empates.

Confronto direto

Diante do Coritiba, o América mede forças para se aproximar do G4. O Coxa está em oitavo. Em caso de vitória, o alviverde chega a 47, mas ainda fica de fora da zona de classificação porque tem dois triunfos a menos que o Mirassol. Caso seja derrotado, o Coelho verá o Coritiba ultrapassar na tabela e pode terminar a rodada em nono – caso o Avaí vença o Brusque, em casa, também na sexta.

(No Ataque)