A Escola de Esportes, promovida pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), tem como foco principal proporcionar o desenvolvimento físico e comportamental de crianças e adolescentes da cidade de Montes Claros e da região do Norte de Minas. Além de possibilitar a oportunidade das comunidades carentes participarem da prática esportiva gratuita, a AEESB também promove a saúde, o bem-estar e a socialização através dos projetos sociais.
Atualmente, na Escola de Esportes, a modalidade futsal conta com 90 crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, atendendo as categorias masculino e feminino, que aprendem mais sobre a modalidade. Atualmente, estão cadastrados na Escolinha 70 meninos e 20 meninas. As aulas acontecem toda semana, de segunda a quinta-feira.
O futsal está presente em dois núcleos, um na Escola Estadual Augusta Vale, atendendo crianças e adolescentes, de 10 a 13 anos, e um outro na Escola Estadual Plínio Ribeiro, onde atendem adolescentes de 14 e 15 anos, nas categorias feminino e masculino. As inscrições são feitas diretamente nas escolas.
Projeto que acolhe
De acordo com o professor Marcelo Fernandes, que atua em Montes Claros, o intuito do projeto é contribuir para que os alunos possam desempenhar melhor as suas funções escolares, além de ajudá-los no lazer e entretenimento saudável, inserindo um esporte no dia a dia destas crianças e adolescentes. O proejto abrenge jogos dos bairros Maracanã, Major Prates, Jardim Primavera, que acontecem nas escolas onde os alunos estudam nos respectivos bairros
“Hoje nós atendemos as crianças nas escolas, né? Que moram em torno dos bairros Independência, Carmelo, Interlagos e Esplanada. E, já os outros alunos da Escola Plínio Ribeiro, como sendo uma escola localizada na região Central da cidade, nós atendemos todos os bairros nesta escola. Por exemplo, a gente tem aluno lá do Jardim Primavera que faz aula com a gente lá no núcleo da Plínio Ribeiro. Então, lá são praticamente todos os bairros que a gente atende”, afirma o professor.
Ainda de acordo com Fernandes, as aulas são ministradas com foco maior no lado educacional, sem deixar de lado a aprendizagem sobre a modalidade e regras para disputar as partidas, ensinando estes alunos a se desenvolverem no esporte.
“É claro que eles aprendem o futsal, né? Na sua forma de jogar, com as regras, mas o intuito maior é o foco educacional, é mostrar quais são os valores do esporte, a ter respeito ao adversário, a trabalhar em equipe. Ou seja, isso tudo é de grande valia na vida de cada um deles”, destaca o professor de futsal Marcelo Fernandes.
AEESB
O projeto Escola de Esportes atende cerca de 400 pessoas, com idades entre 10 e 59 anos e é uma iniciativa da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), com patrocínio da Cemig e do Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As crianças, jovens e adultos de Montes Claros participam gratuitamente das aulas de futsal, vôlei e ginástica.
“E aí, tio?! Vai ter aula, né?”
Para entreter os alunos e fazê-los tomar gosto pelo esporte, a ideia é misturar brincadeiras com técnicas, para que assim os assistidos possam se interessar cada vez mais pelo futsal e aprender brincando. Também são feitas outras atividades para incentivar o convívio e desenvolvimento social das crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol, como intercâmbio de alunos das escolas da cidade e disputadas na quadra. Marcelo conta que os alunos adoram participar do projeto e das aulas.
“Toda vez que tem aula, e às vezes, se está chovendo, os alunos já perguntam, mandando mensagem no celular “E aí, tio?! Vai ter aula, né?” (risos) A gente nota que eles gostam muito de jogar futsal. Então, percebemos a importância que é o projeto na vida de cada um deles!”, encerra o professor.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)