Ações resultam em redução dos focos do Aedes aegypti em Moc - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ações resultam em redução dos focos do Aedes aegypti em Moc

O penúltimo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros entre os dias 9 e 18 de janeiro de 2023, havia identificado um índice de infestação de 15%. Agora, acaba de ser divulgada a segunda edição do LIRAa em 2023, realizada entre os dias 22 e 30 de maio. O novo levantamento apresentou uma grande redução, com o índice despencando para 3,6%, ou seja, a cada 100 casas pesquisadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses, 3 a 4 apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com a soma de esforços, o índice, que era de alto risco, agora está enquadrado como sendo de médio risco. Entre os bairros que apresentaram maior índice de infestação estão: Vila Tupã (50%); Edgar Pereira (20%); Alto São João (19,3 %). Já entre os bairros com menores índices estão Delfino Magalhães (4%); Santa Lúcia (4%); e Alcides Rabelo (4,05%).

Durante o levantamento, 98% dos focos foram encontrados no interior das residências. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, o LIRAa foi realizado com a divisão do município em 25 estratos, cada um deles com o mínimo de 8.100 e máximo de 12 mil imóveis.

É importante destacar que toda a população tem um papel fundamental nesta luta. Algumas das principais medidas de combate são:

– providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

– limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

– destinar o lixo para coleta pública;

– escoar a água dos pratos de planta;

– limpar e drenar calhas, lajes e piscinas. (Ascom PMMC)