RONALDO TENÓRIO
CEO e co-fundador da Hand Talk
A acessibilidade da arquitetura talvez seja a mais conhecida, por ser também a mais perceptível no cotidiano. Ela consiste em adaptações estruturais nos locais, como rampas em entradas de prédios ou calçadas, pisos táteis de alerta que auxiliam pessoas cegas e de baixa visão, entre vários outros.
Existe também a acessibilidade atitudinal, relacionada às atitudes de cada ser humano. Quando pensamos nela dentro das corporações, pode ser resumida em criar equipes inclusivas e empáticas, espaços de trabalho onde as pessoas possam conviver com paz e respeito, e até processos seletivos repensados para acolher as necessidades específicas das pessoas com deficiência em suas diferentes etapas.
A acessibilidade comunicacional engloba a comunicação em diferentes canais, tanto na fala, em que é preferível evitar metáforas e figuras de linguagem, tanto em textos escritos e imagens. Por exemplo, colocar #PraCegoVer com descrições alternativas de imagens e favorecer o uso de vídeos nos sites são pequenas ações que contribuem para a inclusão de pessoas com diferentes deficiências no acesso à informação.
Por fim, mas não menos importante, há a acessibilidade digital, que basicamente consiste nas tecnologias assistivas. Alguns exemplos são a navegação online habilitada por recursos de teclado, leitores de tela e tradutores automáticos de Libras nos sites.
Da forma que seja, o importante é que as organizações estejam atentas à pauta de acessibilidade, e se dediquem a colocá-las em prática. Ainda hoje temos um longo caminho a percorrer para tornar todos os ambientes acessíveis, tanto físicos quanto virtuais.
Gosto de dizer que investir em acessibilidade não é filantropia, é uma oportunidade de negócios e estratégia para se comunicar com um público consumidor que muitas vezes não é priorizado pela maioria das empresas. Acessibilidade traz benefícios para todos, não só às pessoas com deficiência, e com certeza é um investimento que trará um ótimo retorno para sua organização.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)