Ação da Prefeitura recolheu 36 caminhões de material inservível - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ação da Prefeitura recolheu 36 caminhões de material inservível

Foram recolhidos 36 caminhões de materiais inservíveis. Este foi o resultado do último ‘Dia D de Combate à Dengue’, realizado pela Prefeitura de Montes Claros no grande Independência, Renascença e Village do Lago.

Nos dias 12 e 26 de fevereiro haverá novas ações, em locais ainda a serem definidos, visando amenizar a grave situação apontada pelo alto índice de infestação registrado em Montes Claros, com alto risco de epidemia.

Os materiais inservíveis eram ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, febre chikungunya e zika vírus. O recolhimento foi feito entre 7h e 13h, com intensa colaboração da população.

Os dados mostram que 97,3% dos focos verificados no último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) foram encontrados dentro das residências. O levantamento feito entre os dias 17 e 21 de janeiro apontou um índice de infestação predial de 14,3%, ou seja, de cada 100 casas pesquisadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura, 14 apresentaram criadouros do mosquito.

Foram atendidos os bairros Acácias, Esplanada, Independência, Jardim Primavera, Monte Sião, Monte Sião IV, Nova América, Recanto das Águas, Renascença, Residencial Minas Gerais, Santa Cecília, São Bento, São Lucas, Tancredo Neves, Vila Tiradentes, Vila Tupã, Village do Lago I e Village do Lago II.

A secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, lembrou a importância das ações como forma de combater os focos do mosquito e frisou o empenho dos coordenadores do CCZ e a participação efetiva das demais secretarias para tornar as atividades cada vez mais eficientes.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, lembrou que as ações têm também cunho ambiental. “O mosquito está em todo o meio ambiente, em nossos lares, trazendo perigo a todo o momento e por isso estamos empenhados em ações preventivas e combativas“, explicou o secretário. Ele conclamou a sociedade a evitar o despejo de materiais inservíveis em locais impróprios, para que não se tornem focos de reprodução do mosquito. (Ascom PMMC)