Acadêmicos de Niterói faz ensaios dia 13 no sambódromo com os catopés - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Acadêmicos de Niterói faz ensaios dia 13 no sambódromo com os catopés

A escola de samba ‘Acadêmicos de Niterói’ faz ensaio neste sábado (13), no Sambódromo, no Rio de Janeiro, com a participação de três mestres e 15 dançantes de Montes Claros. A escola desfila esse ano com o tema “Catopês – Um Céu de Fitas”, abordando esta tradição folclórica de Montes Claros. Nesta viagem de sábado, o grupo de Montes Claros além dos ensaios terá presença no barracão das escolas e na produção da Acadêmicos de Niterói. No mesmo dia 13, terão ensaio as escolas União de Maricá, Acadêmicos de Niterói, Unidos de Bangu e União da Ilha.

Os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro começaram no último final de semana e repetiram a presença forte dos torcedores de cada agremiação no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na região central da cidade. Os desfiles dos ensaios são gratuitos e seguem até o dia 4 de fevereiro. No sábado dia 6, a programação começou com a União do Parque Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá, todas da Série Ouro – o antigo grupo de acesso. Domingo se apresentaram Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval carioca.

Para o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, que reúne escolas da Série Ouro, Wallace Palhares, o ano começou e as agremiações estão focadas no carnaval. Segundo ele, a expectativa para os ensaios técnicos são as melhores possíveis. “Esse é um momento importante para as escolas porque aqui elas testam o que farão no dia do desfile. Mas os ensaios hoje vão muito além dos treinos. A população abraça, já faz parte do calendário oficial da cidade. É um momento de lazer para cariocas e turistas que estão no Rio nessa época. É um evento esperado, chega novembro e já estão cobrando as datas dos ensaios. Isso é bom demais!”

Palhares destacou ainda a gratuidade dos ensaios técnicos e garantiu que o público vai ter muita diversão.

“Vale lembrar que a entrada no Sambódromo é totalmente gratuita. Os portões vão abrir às 17h, a classificação é livre. Quem quiser pode chegar e tenho certeza que vai curtir muito e vai querer voltar nos outros sábados.”

No policiamento, a Secretaria de Estado de Polícia Militar preparou um sistema avançado de videomonitoramento e, como no Réveillon, vai usar câmeras de reconhecimento facial e drones. Os policiais dos batalhões próximos ao Sambódromo – 4º BPM (São Cristóvão) e 5º BPM (Praça da Harmonia) –, vão atuar com policiais de unidades especiais para garantir a tranquilidade dos participantes. A PM levará para a Marquês de Sapucaí, o carro-comando que possui uma torre de observação com quatro câmeras alinhadas ao sistema de reconhecimento facial, com amplitude de 360º: “Também estará em operação o drone com a mesma tecnologia de identificação”, completou em nota o governo do estado.

No carnaval de 2024, os investimentos do governo do estado superam R$ 62,5 milhões, incluindo novo calendário de eventos na Cidade do Samba, onde se localizam os barracões das escolas do Grupo Especial. Segundo o governo do estado, os recursos, na maior parte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), além de se destinarem às escolas de samba para a elaboração dos enredos, contribuem para a atração turística e o desenvolvimento econômico do estado. (GA)