As academias Mineira e Montes-clarense de Letras realizarão uma solenidade conjunta em homenagem aos 100 anos dos escritores Darcy Ribeiro e João Valle Maurício, que nasceram em Montes Claros. A celebração acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros. Na ocasião, o presidente da Academia mineira, Rogério Faria Tavares, transfere simbolicamente para o município a sede da instituição literária, fundada em 1909, em Juiz de Fora, para promover a literatura e a língua portuguesa. Durante o evento, será lançado o livro “Darcy Ribeiro: centenário”, sobre Darcy, e haverá o relançamento do livro “O homem que poderia chamar Montes Claros”, sobre João Valle Maurício.
Ao longo da solenidade, as homenagens a Darcy Ribeiro e João Valle Maurício acontecem por meio de leituras de trechos de suas obras e reflexões sobre a importância dos escritores. Participam das celebrações a anfitriã, professora Ivana Ferrante Rebello, presidente da Academia Montes-clarense de Letras; Rogério Faria Tavares, presidente da AML e o desembargador Rogério Medeiros.
“No dia 2 de dezembro, de 2022, a Academia Mineira de Letras e a Academia Montes-clarense de Letras realizarão sessão conjunta, para celebrar os centenários de dois ilustres acadêmicos: João Valle Maurício e Darcy Ribeiro. Acolhendo a uma proposição do presidente da Academia Mineira, Rogério Tavares, a Academia Montes-clarense de Letras sediará essa sessão, com muita honra, muita alegria, em que serão contemplados, não só esses dois nomes ilustres para a literatura e a cultura brasileira, como também a união, a força e o propósito dessas duas casas do saber, cumprindo um papel essencial da arte: aproximar saberes e multiplicar diálogos”, diz a anfitriã, professora Ivana Ferrante.
“Fazer uma sessão conjunta com a Academia Montes-clarense de Letras é uma honra e um orgulho para a Academia Mineira de Letras. Montes Claros é uma das principais cidades de Minas Gerais e do país. Sua gente tem fortes e ricas tradições culturais, que merecem ser sempre reverenciadas. Neste ano, vamos louvar o legado perene e inesquecível de dois escritores que fizeram história: Darcy Ribeiro e João Valle Maurício. A Academia Mineira de Letras se sente muito feliz em poder fazer esse evento em Montes Claros”, comenta Rogério Faria Tavares, presidente da AM.
João Valle Maurício (1922 – 2000), importante escritor nascido em Montes Claros, é um imortal da Academia Mineira de Letras. Ocupou a cadeira nº 14, cujo patrono é José Senna e o fundador Costa Senna. Além de médico e político, foi autor de livros como “Grotão”, “Taipoca”, “Pássaros na Tempestade”, “Rua do Vai Quem Quer” e “Janela do Sobrado”. Seu último livro editado foi o “Beco da Vaca”. Tem ainda uma produção literária inédita como “Rua de Baixo”, “Crônicas” e o romance “Caraíbas”, que é uma saga da história de Montes Claros.
Darcy Ribeiro (1922 – 1997) deixou profundas marcas na educação brasileira e vem contribuindo para as transformações da sociedade ainda hoje. Também nascido em Montes Claros, o antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político brasileiro foi defensor da causa indígena e da educação pública e de qualidade. Seus artigos e livros, publicados em ampla produção bibliográfica, são essenciais para o entendimento da cultura indígena e da formação do povo brasileiro.
A transferência de sede da Academia Mineira de Letras acontece simbolicamente, em eventos especiais e reforça a importância da cidade e de seus escritores para a história da literatura mineira, assim como a contribuição para o fomento da cultura e das letras no Brasil. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)