A Associação dos Bares e Restaurantes do Norte de Minas (Abrasel) solicitou ao prefeito Humberto Souto a flexibilização das medidas restritivas em Montes Claros e que sejam permitidos o funcionamento desses locais até a meia-noite, além de até 10 pessoas em cada mesa. O argumento é que a vacinação contra a Covid-19 provocará a derrubada dos casos de infestação. O pedido foi protocolado na quarta-feira. Porém, ontem os dirigentes foram surpreendidos com Decreto 4165, de 21 de janeiro de 2021, que prorrogou até o dia 31 de janeiro a determinação de no máximo dois músicos em shows nos bares e restaurantes.
Na correspondência enviada ao prefeito Humberto Souto, o presidente da Abrasel Norte de Minas, Rodrigo de Paula, explica que: “é sabido da dificuldade de conciliar o funcionamento pleno das atividades dos bares e restaurantes, com os protocolos de segurança de saúde pública neste momento de Pandemia que se estende por meses, com início no ano de 2020. Compreendemos a grande responsabilidade no que tange as decisões da Prefeitura Municipal de Montes Claros, em preservar as vidas e diminuir o impacto do contágio na nossa cidade e o auxílio às outras regiões da Macro Norte. Levando em consideração todos estes fatos, era esperado o possível impacto do repique de contágios das festividades do réveillon passado”.
Informa que: “aguardamos o prazo de um mês estipulado pela Administração Pública com a finalidade da preservação da saúde e diminuição dos riscos de contágio na população, principalmente dos grupos de risco. Na manhã desta terça-feira tivemos a esperada notícia da presença do Governador de Minas Gerais, para a entrega do 1º lote de vacinas contra a Covid-19 nesta cidade, e com muita responsabilidade, compreendemos que os avanços nas flexibilizações devem ser de forma gradual e segura. Baseando-se nessa premissa viemos respeitosamente de forma consciente, solicitar ao Sr. Prefeito, a possibilidade de atender aos pleitos da categoria de bares e restaurantes para que de forma conjunta e consciente possamos avançar em medidas que venham minimizar o impacto econômico desfavorável ao setor, possibilitando o aumento de público nos estabelecimentos de até 10 pessoas por mesa, bem como a flexibilização de horário até às 24 horas todos os dias da semana”.
Conclui que “a flexibilização de horário padrão, auxilia na logística de funcionamento e fechamento de contas, além de mais tempo para o desenvolvimento das atividades do setor. O número de 10 pessoas por mesa visa atender às comemorações familiares e empresariais que são grande demanda dos bares e restaurantes. Mister se faz ressaltar, que o deferimento desses pleitos tem como intuito o pleno funcionamento das atividades em parceria com a Prefeitura Municipal de Montes Claros no combate ao contágio do Covid-19, além de emplacar a campanha da “Flexibilização Gradual com Responsabilidade”, bem como campanha específica de apoio e incentivo à vacinação na cidade de Montes Claros”. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)