A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios - Rede Gazeta de Comunicação
A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

GUSTAVO ALONGE

Especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

Até parece mentira, mas, nos tempos atuais, há quem ainda acredite que seu lugar não seja nas redes sociais. Mesmo diante de tantos recursos tecnológicos e de mídia, há empreendedores que não conseguem se enxergar na imensa e potente vitrine que são as redes sociais e suas inúmeras possibilidades. Se você faz parte desse público descrente, saiba que pode estar deixando escapar uma excelente fonte de formação, aproximação, estreitamento de laços e, claro, de concretização de negócios. Isso, independentemente do ramo de atuação, seja na venda de produtos ou de serviços, até mesmo jurídicos. Basta que conheça as melhores estratégias e formas de usar esses recursos.

Nesse sentido, é preciso dizer que existe um erro de conceito quando um empreendedor acha que seu público não está nas redes sociais e, então, deixa de rodar ou publicar suas campanhas nesses locais. Justamente, a principal premissa é que ali é terra de todos. Hoje, não basta estar apenas presente em site de busca, como o Google, por exemplo. Pela sobrevivência e superação nos negócios, é fundamental ir além.

Agora, como fazer para esse salto acontecer de maneira eficaz e certeira? Contar com um setor comercial ativo e bem atualizado com essas ferramentas do marketing digital é um dos passos necessários. É desse setor que saem toda a estrutura para poder sustentar e dar força e sentido ao que é produzido de conteúdo. Sim, não basta pensar somente no conteúdo, mas também num formato de comercial diferente, moderno, que tenha afinidade e capacidade de atração de seu público-alvo.

É preciso acompanhar o dinamismo com que as coisas acontecem. Não se pode ficar parado no tempo, com a empresa tendo aquela estrutura enxuta, formada por um tirador de pedido, o time de vendas, o gerente de vendas e só. Para fazer acontecer, hoje é necessário dividir mais e melhor o marketing, o que deve ser feito em etapas. Há a fase de atração do lead, a de captação desse lead e a nutrição desse lead, no que representa uma ação de marketing ideal.

Se você é um empresário que possui um empreendimento já estruturado, com bom faturamento e queira dar vida no marketing digital, uma estrutura ideal mínima é contar com, pelo menos, um social seller para fazer as vendas ativas dentro de suas mídias sociais, algo que muitos desconhecem ou ainda que apesar de saberem, menosprezam. Observe, se você tem pelo menos mil seguidores, imagine pelo menos 100 pessoas dessas assistindo seus stories todos os dias. São 100 potenciais clientes prontos para comprar, provocados ou atraídos por esse profissional, que também estaria apto a acionar outras pessoas para além de seus seguidores e atraí-los ao seu negócio, seu universo.

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