A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios - Rede Gazeta de Comunicação

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A união entre marketing digital e comercial para o sucesso dos negócios

GUSTAVO ALONGE

Especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

Após essa primeira etapa, uma vez que essa pessoa tenha entrado, seja por campanha, seja por esse trabalho social selling, é interessante que o departamento comercial também se divida em outras etapas, de modo a otimizá-las. Essas fases devem contemplar outros dois profissionais: o SDR e o Closer.

O SDR (Sales Development Representative) ou, em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas, é o profissional responsável por recepcionar o lead e filtrar se esse lead é bom ou ruim. Ele é capaz de dar feedback para o pessoal do tráfego e garantir uma avaliação de se o conteúdo gerado está gerando bons atrativos.

Tão importante quanto o SDR é o Closer, outro profissional que faz toda a diferença para transformar potencial cliente em negócio concretizado nesse universo do marketing digital. Essa pessoa tem a função de fazer o fechamento, ou seja, de apresentar a proposta e guiar o futuro cliente durante todo o processo até a consolidação do lead em consumo do produto ou do serviço.

O passo seguinte é o pós-venda, a cargo de pessoas de implementação, em conjunto com outras áreas internas, com foco maior na entrega do produto e da prestação do serviço.

Esse, então, é o caminho para se alcançar o sucesso no marketing digital, independentemente do seu setor de atuação. Considere o investimento em profissionais como um social seller, um SDR e um Closer e terá uma equipe capaz de rentabilizar suas campanhas dentro das redes sociais, usando esses locais como canais de entrada para novos conteúdos e, como resultado, novas oportunidades de negócios.

O caminho, vale dizer, é sem restrições e engloba até mesmo o segmento jurídico, com amplo alcance e performance em escritórios de advocacia. Há, inclusive, alguns que percebendo o potencial, possuem setores comerciais inteiros com 6 closers, com 4 SDRs e escalando muito, o que representa retornos de 10 vezes o valor investimento em campanha.

A informação é a chave para a mudança e coragem nesse tipo de investimento. Com ela, tenha a segurança de que se trata de uma jornada com retorno certo, desde que feita por profissionais que verdadeiramente dominem o universo do marketing digital.