A transformação do panorama do Outsourcing no Brasil (parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

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A transformação do panorama do Outsourcing no Brasil (parte 1)

DANIEL MACHADO DE CAMPOS NETO

CEO da EDC Group

Qual a sua visão sobre um profissional terceirizado? O outsourcing é uma oportunidade tanto para a empresa que deseja contratar um colaborador especializado com rapidez e facilidade, quanto para o profissional que almeja dinamicidade em sua carreira.

Hoje, o conceito de consultoria se popularizou no Brasil e muitas pessoas se preparam para ocupar vagas que lhe permitem entregar projetos para diferentes empresas em um curto espaço de tempo. Apesar disso, ainda temos resquícios de uma visão antiga que subestima indivíduos contratados por empresas terceiras.

Neste artigo, abordarei essa mudança na visão do potencial do Outsourcing no Brasil e como a EDC Group está colaborando para isso.

O que é Outsourcing?

Antes de mais nada, é importante entender o que é o outsourcing. O termo em inglês é utilizado para definir a terceirização. Entretanto, neste caso, a pessoa ou empresa terceirizada oferece um serviço especializado. Ou seja, o outsourcing é a alternativa perfeita para empresas que não possuem expertise ou infraestrutura para executar determinada ação.

Com a velocidade dos avanços tecnológicos, essa prática vem sendo cada vez mais necessária para organizações que não querem ficar para trás. O outsourcing proporciona facilidade na aquisição de serviços primordiais para o funcionamento e a competitividade de diferentes negócios. Esta prática garante que a organização foque no que ela sabe fazer, enquanto os especialistas da empresa terceirizada cuidam do restante.

Para deixar para trás: a antiga visão sobre profissionais terceirizados no Brasil

Quando me formei e fui trabalhar como terceirizado anos atrás, logo percebi o estigma que existia sobre esse regime de trabalho em nosso País. O trabalho terceirizado era visto como um subemprego, um prêmio de consolação.

Todo esse preconceito vinha da antiga visão de carreira, de há uma ou duas décadas, em que ser bem sucedido significava, ter uma carreira estável, entrar em uma empresa, ali crescer e ficar por muitos anos. Neste contexto, o terceirizado era visto como instável e, portanto, mal sucedido.

Entretanto, os tempos são outros, as novas gerações não têm esse tipo de conexão com as empresas e possuem uma outra visão sobre sucesso profissional. Então, o que era uma desvantagem tornou-se uma vantagem: trabalhar em uma consultoria gera dinamicidade na carreira. Afinal, a cada ano você pode estar atendendo uma empresa diferente.

A aceleração da dinâmica do mundo advinda dos avanços tecnológicos e as próprias corporações mudaram a perspectiva do outsourcing, que passa a ser visto como uma oportunidade de acelerar processos e reduzir a burocracia.

O papel da EDC Group nessa transformação

Os sócios da EDC Group trabalhavam em uma multinacional quando enxergaram o gap no mercado de Outsourcing. As grandes empresas que desejavam contratar serviços terceirizados só encontravam duas opções: grandes consultorias – cheias de burocracias, ou ex-funcionários dessas grandes consultorias que prestavam serviço de muita qualidade, mas não tinham tanta credibilidade, por trabalharem por conta própria. Então, as multinacionais acabavam optando por trabalhar com essas grandes consultorias, pela robustez de suas marcas, aceitando os processos burocráticos.