A sustentabilidade dos negócios na Era da IoT (Parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

A sustentabilidade dos negócios na Era da IoT (Parte 1)

CLAUDIO TANCREDI

Country Manager da Hitachi Vantara no Brasil

A palavra sustentabilidade carrega muitos sentidos, especialmente quando pensamos no mundo do futuro, mas ela também pode guardar a chave para a sobrevivência de sua empresa.

Nas últimas décadas, as problemáticas ao redor das mudanças climáticas e outros fatores importantes envolvendo a ação humana no mundo natural, cresceram muito em escopo e complexidade.

A maneira como estabelecemos o ritmo de desenvolvimento no séc. XX foi impressionante, já que passamos das máquinas à vapor no começo do século até o surgimento da internet e do mundo no qual vivemos hoje.

É graças a esse desenvolvimento rápido que hoje também possuímos mecanismos tecnológicos e estratégicos para agir em ações sustentáveis, no ritmo de um mundo cada vez mais acelerado e exigente, mas também mais dinâmico e conectado.

A evolução da sustentabilidade

Sustentabilidade não é mais preocupação de ONGS e cientistas. O mundo digital cresceu e a informação hoje é acessível e imediata para milhares de consumidores em todo o planeta. Nesse contexto, as empresas atingiram também um poder de influência impressionante.

Quando orquestradas e bem definidas as ações em sustentabilidade de uma empresa podem gerar efeitos transformadores em nossa sociedade, inclusive quando consideramos a forma mais ampla do termo, que vem sendo debatida a partir da sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que adiciona prioridades e posturas na agenda da sustentabilidade.

A ideia é uma postura integrada, que reflete no meio ambiente, nas comunidades e no modelo de negócios. Uma empresa com uma postura ESG bem definida, busca diminuir os impactos negativos e ampliar ações positivas, que geram mais igualdade, proteção dos ecossistemas e transformações impactantes na cadeia produtiva.

Esse é o caminho traçado para um novo mercado, preparado para as demandas de um público cada vez mais preocupado com o futuro.