A saúde da mulher na pandemia - Rede Gazeta de Comunicação
A saúde da mulher na pandemia

DRA. BERTHA COELHO

Mastologista da Clínica Mater e Membro da SBM

A saúde e a falta dela têm sido assunto recorrente entre as pessoas e pauta diária na grande mídia por conta da Covid-19, que há mais de um ano vem ceifando vidas mundo afora. A pandemia nos fez refletir a respeito dos cuidados que temos com a nossa saúde, com o que de fato estamos fazendo para manter hábitos de vida saudáveis e como vamos conduzir a nossa postura diante da vida de agora em diante. De todos os aprendizados que que vamos ter, sem dúvida, o maior deles está relacionado à nossa conduta com a saúde e a importância em prevenir antes de remediar. Prevenir continua sendo o melhor remédio e é preciso lembrar que a prevenção passa pelo consultório médico, pelos check-ups anuais e exames de rotina.

A mulher cuida mais da saúde do que o homem, fato este que faz da expectativa de vida delas ser maior que a dos homens em 7 anos, como indica os últimos dados do IBGE. Porém, a pandemia tem afastado as mulheres dos consultórios médicos e retardado diagnósticos de doenças importantes, com o câncer de mama. Houve queda de 75% das mamografias no período de abril e maio do ano passado, segundo números da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Em Montes Claros, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 33% das mamografias deixaram de ser realizadas entre março de 2019 e março de 2020. Enquanto em 2019 foram realizadas 15.315 mamografias (rastreamento e diagnóstico), no mesmo período de 2020, 10.278 exames foram realizados. Por se tratar de uma doença silenciosa, o diagnóstico precoce feito através da mamografia regular, salva vidas.

A pandemia tem colocado a população entre a cruz e a espada. De um lado é feito o isolamento e todos os demais cuidados necessários para não se contaminar pelo vírus. Por outro, exames de rotina são adiados pelo medo de sair de sair de casa. O que precisamos, como profissionais da saúde, é esclarecer para as pessoas que exames e consultas de rotina são maneiras de se prevenir de doenças que podem matar. Além do mais, quando a saúde não vai bem, nada vai bem.

Pacientes que apresentam fatores de risco para desenvolver determinadas comorbidades ou que já fazem acompanhamento de saúde por conta de alguma doença preexistente precisam de orientação do seu médico de confiança para saber até que ponto é seguro adiar exames, consultas e tratamentos por conta da Covid-19. Seguir as orientações dos órgãos de saúde quanto aos meios de prevenção e combate ao Coronavírus é fundamental. Precisamos nos adaptar ao momento em que vivemos, sem abrir mão de dar a devida atenção para outras possíveis enfermidades.

A realização de exames é um meio seguro para manter os cuidados com a saúde. Seja em uma clínica ou dentro do ambiente hospitalar, os cuidados com a higiene, limpeza e uso de máscaras constante são fatores determinantes para a prevenção do novo coronavírus. Cuidar da nossa saúde é algo que só podemos fazer agora, hoje. Por isso, não é recomendado adiar e tampouco fechar os olhos para este que é o nosso bem mais precioso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: