A prática de exercício, a moda que traz benefícios - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

A prática de exercício, a moda que traz benefícios

A era atual se mostra bastante preocupada com padrões, que levam a adoção de constantes mudanças que se adequam a diversas tendências, seja de segmentos fashionistas, estéticos ou até mesmo àqueles que elevam não somente a autoestima, como também a qualidade de saúde: As atividades físicas.

De acordo com a OMS (Organização mundial da saúde), a prática de atividades físicas favorece o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, além de ser comprovado cientificamente que entre os benefícios dessa prática, está o controle de doenças cardíacas, diabetes, câncer, depressão e controle da obesidade. A OMS recomenda a prática de pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana.

Por sua vez, Os millennials que são as pessoas nascidas de 1984 a 1995, e a geração Z que é determinada por quem nasceu de 1995 a 2009, são apelidados de “Geração ativa”, por representarem um grande interesse pelo mercado fitness e atividades físicas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cortex, no segundo semestre de 2023, o Brasil possuía mais de 32 mil academias ativas, para dar suporte há mais de 22% dos Brasileiros que frequentam este ambiente.

Contudo, uma antiga prática esportiva tem ganhado o coração dos amantes de exercícios e está se popularizando cada dia mais: A corrida.

A prática de correr pode acontecer em uma variedade de ambientes, incluindo pistas de atletismo, estradas, trilhas na natureza ou até mesmo em esteiras dentro ambientes fechados. Com o calor frequente da região Norte-Mineira, é possível realizar essa atividade ao ar livre, se aproximando da natureza para uma sensação maior de frescor. Essa prática oferece diversos benefícios, bem como a melhora da saúde cardiovascular, controle do peso, fortalecimento muscular, melhora do humor, aumento de resistência, entre outros. Além de oferecer mais acessibilidade por não apresentar tantos gastos financeiros.

De acordo com pesquisas realizadas pela Ticket Sports, a maior plataforma de vendas de participação em corridas, houve um aumento de 46% em inscrições para campeonatos de corridas no ano de 2023, e a expectativa é de um aumento entre 20% a 30% em 2024.

Outro hábito que tem ganhado o coração das pessoas e principalmente em Minas Gerais é o ciclismo. Em minas, rotas como a estrada real, serra da canastra, caminho da fé, caminho da luz, estão entre as rotas mais tradicionais, além de parques Municipais e Estaduais e pontos turísticos, com a presença de vários rios, cachoeiras, culinária local e montanhas, ciclistas enxergam uma excelente recompensa em seu destino depois de uma intensa pedalada dentro do Estado. O chamado “cicloturismo” é a modalidade de turismo na bicicleta.

Este modelo de prática de esporte também possibilita um maior contato com a natureza, podendo ser praticado ao ar livre. Além de oferecer outros benefícios como emagrecimento, melhora da musculatura, melhora da respiração e a circulação sanguínea, controle da pressão arterial, redução do impacto nas articulações, entre outros.

Este hábito de troca constante de práticas de exercícios foi apelidado na internet de “efeito manada”, termo este que já é usado há bastante tempo por especialistas, se define como um fenômeno em que as pessoas se juntam a grupos e seguem as ações de outras pessoas ao partir do pressuposto de que elas já fizeram suas pesquisas. No entanto, este é um efeito positivo, tendo em vista que qualquer uma das tendências citadas traz benefícios a quem pratica, e podem até mesmo serem usadas juntas, colaborando assim com a força muscular, cardiovascular e mental.

O estudante de Educação Física de 22 anos, Pedro Alexandre, comenta sobre a associação desses exercícios: “Cada um traz em sua particularidade benefícios específicos, o importante é a prática que leva ao desenvolvimento do corpo, mente e força, além do combate a atrofia dos ossos e músculos. Acredito que a prática regular de atividades físicas não se trata apenas de melhorar a aparência física, embora isso seja um benefício adicional. Trata-se também de fortalecer nosso sistema imunológico, reduzir o estresse e aumentar nossa energia e disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia.”