Mauro Falcão
Escritor brasileiro
O debate sobre a legalidade do aborto é um dos mais complexos e polarizadores na sociedade contemporânea, envolvendo múltiplas esferas do judiciário, do legislativo e diversas posições sociais.
Muitos países permitem o aborto em circunstâncias específicas, quando há risco a vida da gestante, quando a gravidez é resultante de violação, ou em casos de síndromes incompatíveis com a vida extrauterina. Essas intervenções legais provocam um debate acirrado que envolve a comunidade científica, grupos religiosos e entidades de proteção de direitos.
No centro dessa discussão está a pergunta crucial: quem tem mais direito? A resposta requer uma análise profunda sobre quando a vida se inicia, quando termina e qual o propósito Divino. A ciência, por exemplo, pode oferecer respostas sobre o desenvolvimento fetal e a viabilidade da vida fora do útero. Por sua vez, a psicologia reflete sobre o impacto emocional e o sofrimento da gestante.
O filósofo Vitor Hugo dizia que “ser bom é fácil, o difícil é ser justo”. Esses dois ângulos de percepção aprofundam ainda mais a discussão: até que ponto estamos praticando a justiça?
Historicamente, debatia-se se o nascituro possuía sua individualidade ou era uma extensão da mulher. Essa questão permanece sem uma resposta.
Em todo processo, devemos avaliar se todas as evidências necessárias estão presentes para que haja uma sentença justa. Quanto à vida, ela é infinita, e desconhecemos todas as nuances que culminaram em determinadas situações. Esses fatores ocultos não são acessíveis, dificultando um julgamento prudente e imparcial das implicações éticas e dos critérios morais que nos envolvem, remetendo o tema a decisão Celestial.
Portanto, mesmo que uma lei seja criada para resolver esses conflitos, ela será justa? Ela banalizaria a vida, mas qual vida seria banalizada? Esta é uma questão que continua aberta e que exige uma reflexão contínua. Uma legislação justa será aquela que compreenda a razão
da existência humana em todas as suas perspectivas, equilibrando os direitos e a dignidade plena dos envolvidos.
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